Coimbra

Coimbra: “Burlão do OLX” fica sem carro antes de entrar na prisão

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-02-2021

Um homem de 33 anos, residente no distrito de Coimbra, foi preso preventivamente após ter sido detido pela PJ por suspeitas de várias burlas em plataformas digitais como o OLX, anunciou hoje a Diretoria do Centro.

PUBLICIDADE

O homem foi detido na quinta-feira, no cumprimento de um mandado de detenção emitido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Coimbra, sendo suspeito da prática de crimes de burla qualificada e falsificação de documentos, afirmou a Diretoria do Centro da PJ, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

PUBLICIDADE

publicidade

Entre os objetos apreendidos, encontra-se um carro no valor de 30 mil euros, que já estava registado em nome do suspeito e que terá sido uma das muitas vantagens que obteve com o crime.

Segundo fonte da PJ, o homem, que trabalharia numa fábrica, utilizava plataformas digitais como o OLX para comprar “produtos que lhe poderiam ser úteis”.

PUBLICIDADE

“Uma das técnicas que usava era simular uma transferência bancária, com NIB e com o montante indicado, e entregava o comprovativo falso de transferência”, sendo que as vítimas entregavam os bens mediante a entrega desse mesmo comprovativo que acreditavam ser verdadeiro, explicou.

O arguido terá usado esta técnica para comprar o automóvel, bem como para outras coisas que pudesse precisar.

Para além de usar este método para comprar coisas que lhe poderiam ser úteis, usava a mesma técnica para comprar telemóveis ou máquinas fotográficas, que depois revendia, ficando com o dinheiro, disse à Lusa a mesma fonte da PJ.

De acordo com fonte da PJ, o arguido já possuía antecedentes neste tipo de atividade, tendo já sido detido em outubro de 2020 por questões semelhantes.

“É importante que as pessoas percebam que alguém que lhes apresente o documento de transferência bancária pode ser mentira. Tem que confirmar na sua conta bancária que a transferência foi realizada”, frisou.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE