Cidade

Coimbra BD anima a cidade!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-03-2017

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) apresentou hoje, 6 de março, segunda edição da Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada.

PUBLICIDADE

IMG_8584

A conferência de imprensa de apresentação do evento contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, da Vereadora da Cultura e dos parceiros SASUC, Dr. Kartoon e Videolab.

PUBLICIDADE

publicidade

Com esta iniciativa programada para os dias 9 a 12 de março, na Casa Municipal da Cultura, a CMC “continua a dar provas de estímulo à atividade cultural nas suas múltiplas dimensões”.

Numa perspetiva de continuidade e procura de melhoria ao nível da oferta cultural,o evento, de amplitude nacional, oferece a um crescente segmento de público 4 dias do que melhor se faz na “9.ª Arte”.

PUBLICIDADE

A autarquia considera que “após o êxito alcançado na primeira edição e adotando padrões de exigência mais elevados, a segunda Coimbra BD destaca-se pela diversidadee qualidade do programa, que juntalivreiros e editores especializados em banda desenhada, além de promover um conjunto de ações que visam, fundamentalmente, apelar à participação do público”.

A Coimbra BD procura, nesta edição, chegar a um público cada vez mais heterogéneo e, ao mesmo tempo, mais especializado, a avaliar pela múltipla oferta, dirigida às famílias, ao público infanto-juvenil, ao público escolar ou ao público sénior,envolvendo, naturalmente, os grandes entusiastas da BD.

Inscrevem-se nesta dupla perspetiva, decriação de novos públicos e de fidelização dos cultores desta expressão artística, a realização de workshops, tertúlias, exposições, sessões de autógrafos com autores, mesas de artistas, jogos de tabuleiro, a exibição de curtas-metragens eo desfile de cosplayers, um dos ponto altos do evento.

Não faltarão oportunidades de fruição cultural, na cidade,a propósito de uma iniciativa que não está circunscrita ao espaço da Casa Municipal da Cultura, mas que se alarga a outros locais,como a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que acolhe a conferência sobre “André Diniz. A BD e o Brasil, Hoje”, por João Miguel Lameiras, investigador na área da Banda Desenhada e empresário no ramo livreiro da especialidade, em Coimbra (Dr. Kartoon).

IMG_8599

A CMC entende que a “abertura do evento à cidade é notória, também, pela realização de um “Urban sketchers”, que convida os entusiastas do desenho a registar, in loco, criações que certamente vãorefletir o quotidiano da cidade e a vivência urbana no espaço público. Desenhos que serão, muito provavelmente, objeto de partilha na web, divulgando Coimbra [BD] no mundo global”.

Além da colaboração da livraria “Dr. Kartoon” na produção da 2.ª edição da Coimbra BD, o evento conta, ainda, com ocontributo do Projeto Videolab. Nesse âmbito, a participação do coletivo Videolab é notóriaao nível de uma mostra de animação stop motion e de uma exposição de Fotografia, em colaboração com alunos do Curso de Artes Visuais da Escola Secundária Avelar Brotero, de uma mostra de Vídeo Arte BD e da presença de uma instalação vídeo, que tem por base o universo da BD. Destaque, ainda, para a performance que Andrea Inocêncio protagonizará a convite do Videolab.

O contacto do público com autores portugueses constitui, também, uma das apostas da programação da Coimbra BD 2017, seja através da apresentação de obras literárias, com sessões de autógrafos, seja através da exibição de curtas-metragens de animação portuguesas, ou através da presença no certame de um elenco de artistas convidados ligados às narrativas BD, à ilustração BD, à composição musical de bandas sonoras, à realização ou à autoria de argumentos para filmes de animação.

A iniciativa conta com o apoio dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, que proporcionarão o funcionamento permanente de um Restaurante BD – a Cantina Sereia – em horário coincidente com o período de abertura ao público da Mostra Nacional de Banda Desenhada.

À semelhança da edição de 2016, a Rádio Universidade de Coimbra volta a apoiar a iniciativa, através da emissão do programa semanal GEEKFREAK, da autoria de Breno Ferreira.

Notícia em desenvolvimento com som e imagem

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE