Vamos

Coimbra: Bailado inspirado na obra de Saramago comemora Dia Mundial da Dança na Casa da Cultura

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-04-2022

A Casa Municipal da Cultura acolhe, nos próximos dias 29 e 30 de abril, o espetáculo de bailado que a companhia Flic Flac concebeu para comemorar o Dia Mundial da Dança, celebrado a 29 de abril. Com entrada livre, “Ponto – dançando Saramago” é uma apresentação inspirada em José Saramago de que se celebra, em 2022, o centenário do nascimento.

PUBLICIDADE

Com duas sessões de entrada livre previstas para sexta-feira e para sábado, respetivamente, às 18h00 e às 16h30, no átrio da Casa Municipal da Cultura, “Ponto – dançando Saramago” é o espetáculo que a companhia Flic-Falc concebeu para celebrar o Dia Mundial da Dança e ao qual se associa a Câmara Municipal (CM) de Coimbra.

No ano em que passam 100 anos sobre o nascimento de José Saramago, esta atividade propõe um percurso por alguns escritos deste nome maior da literatura portuguesa, numa viagem de celebração do homem e da sua obra. Durante cerca de 30 minutos percorrem-se os meandros do seu pensamento, numa narrativa bailada com base na livre interpretação das suas ideias sobre as diferentes viagens da Humanidade. Em “Ponto – dançando Saramago” procurou-se compreender o pensamento de José Saramago, um homem cheio de contrastes.

PUBLICIDADE

A “Flic-Flac”, primeira companhia amadora de dança contemporânea da cidade de Coimbra, criada em 2013 por Ana Figueiredo, deu origem, três anos depois, à Associação Flic-Flac – DDC, com o objetivo de promover a formação em dança e divulgar o trabalho de novos coreógrafos. Assim, permite que bailarinos amadores e/ou profissionais integrem projetos que promovam o desenvolvimento da Dança em Coimbra e na região centro. A atividade da Flic-Flac tem levado esta expressão artística a comunidades com menor acesso à Dança destacando-se, ainda, a produção de espetáculos inclusivos.

Recorde-se que, também no âmbito da comemoração do Centenário de José Saramago (1922-2022), a Casa Municipal da Cultura acolheu de 6 de abril a 26 de abril, a exposição “(Re)viver Saramago”, com trabalhos executados por alunos das escolas da Rede de Bibliotecas de Coimbra inspirados na obra do escritor, como resultado do desafio escolar municipal lançado pela Biblioteca Municipal de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE