Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Coimbra avança com requalificação urbana na ligação das ruas dos Combatentes e do Brasil

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 18-12-2020

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai prosseguir com a requalificação dos passeios por todo o concelho. Na próxima reunião de segunda-feira, o executivo vai analisar e votar uma proposta para a adjudicação da obra de requalificação urbana da zona de ligação da Rua dos Combatentes com a Rua do Brasil e espaços envolventes, incluindo a Praça de São José. Esta empreitada está inserida na melhoria dos caminhos pedonais de Celas à Arregaça, correspondendo ao lote 5, que representa um investimento superior a 830.000 euros (IVA incluído), tendo como objetivo privilegiar a segurança na circulação pedonal e promover o recreio e o lazer, a inclusão, a sustentabilidade ambiental.

PUBLICIDADE

publicidade

Em julho, o executivo municipal aprovou a adjudicação de três dos cinco lotes da empreitada de requalificação dos caminhos pedonais de Celas à Arregaça, pelo valor global de 1.491.380,99 euros (IVA incluído). A obra, que pretende uma ampla requalificação do espaço público e a melhoria das acessibilidades pedonais em termos de segurança e conforto, eliminando barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, faz parte da ação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra. Os lotes 1 e 5 não foram adjudicados, na altura, por falta de propostas válidas para a sua execução, pelo que a autarquia teve de abrir um novo concurso público para estas requalificações.

O concurso público referente ao lote 5 foi agora concluído e a obra será realizada pela empresa Civibéria – Obras Civis, SA., pelo valor de 834.008 euros (IVA incluído), que venceu o concurso público. A intervenção prevê a requalificação urbana da zona de ligação da Rua dos Combatentes com a Rua do Brasil e espaços envolventes. Tem como objetivo revitalizar o coração da cidade, bem como qualificar o transporte público e o ambiente urbano. A ação passa pela ampliação do espaço público, privilegiando a circulação pedonal e promovendo o recreio e o lazer, a inclusão, a sustentabilidade ambiental e a reformulação da rede viária. Pretende-se, assim, contribuir para um centro urbano mais coeso, qualificado e atrativo para o peão.

PUBLICIDADE

O executivo municipal vai analisar, ainda, na sua reunião de segunda-feira, a abertura de um novo concurso público para a intervenção do lote 1, com um preço base 299.768 euros (IVA incluído). A intervenção prevê a construção e remodelação de passeios na Rua Bernardim Ribeiro e a requalificação da Ladeira dos Lóios, que inclui o caminho e as escadas dos Lóios. Um percurso pedonal que faz a ligação entre a zona da Cumeada e a zona do Calhabé, onde se situa um importante polo educativo e uma zona desportiva e comercial, e que é, por isso, muito frequentada. A empreitada prevê ainda, na zona de Celas, uma intervenção na Rua Bernardo de Albuquerque, para alargamento de passeios e priorização da circulação pedonal.

Refira-se que, com esta empreitada, a CM Coimbra pretende investir cerca de 2,5 milhões de euros na requalificação de caminhos pedonais de Celas à Arregaça. O concurso inicial foi dividido em cinco lotes, mas apenas três foram adjudicados no anterior concurso, em julho passado: o lote 2 (ligação da Rua Miguel Torga à Rua Infanta Dona Maria) e o lote 4 (Rua General Humberto Delgado e Arregaça) foram adjudicados à Marsilop – Sociedade de Empreitadas, S.A., pelos valores de 614.682,99 euros e 423.483,32 euros, respetivamente (já com IVA incluído). Já o lote 3, a envolvente à escola Dona Maria, foi adjudicado à empresa José Maria Meneses Relvão & Filhos, Lda., por 453.214,67 euros (IVA incluído).

O circuito pedonal de ligação da Rua Miguel Torga à Rua Infanta Dona Maria vai ser uma alternativa às escadas dos Lóios, que não permitem a circulação de pessoas com mobilidade reduzida. A intervenção pretende reforçar o carater pedonal desta ligação, privilegiando os percursos pedonais, com passeios largos e com plantação de árvores de sombra, estando também prevista a criação de uma faixa de rodagem, com largura reduzida e de sentido único. Na Rua Jerónimo Baía prevê-se, também, o alargamento dos passeios existentes e a redução da faixa de rodagem. Está ainda contemplada a requalificação de um espaço em terra, junto à Rua Miguel Torga, que atualmente é utilizado para estacionamento informal, e que deverá tornar-se numa zona de estar e recreio pedonal. A intervenção contempla, também, a instalação de rede de drenagem de águas pluviais e da rede de iluminação pública.

No que diz respeito à envolvente da escola Dona Maria, a intervenção centra-se na Rua Fernão Lopes (ligação à Rua Miguel Torga) e na Rua Infanta Dona Maria e tem como objetivo otimizar o lote de terreno que existe entre as duas vias, no sentido de proporcionar atividades lúdicas com a implementação de equipamentos de ginástica e de manutenção. A ação prevê ainda a melhoria do percurso pedonal entre a Rua Fernão Lopes e a Rua Jerónimo Baía. Na Rua Infanta Dona Maria, vai ser efetuado o alargamento e a repavimentação do passeio do lado norte. Já a intervenção na Rua General Humberto Delgado e Arregaça prevê a melhoria das condições de circulação pedonal, com retificação de cotas, melhoria da drenagem pluvial e supressão de barreiras físicas.

O objetivo global da empreitada é, pois, promover a circulação pedonal, garantindo que as superfícies regulares sejam desimpedidas de obstáculos, que o espaço seja organizado de forma a melhorar a visibilidade e a leitura do território, tornando-o mais confortável e aprazível através da plantação de árvores e da colocação de mobiliário urbano. Trata-se, assim, de requalificar diversos caminhos pedonais que ligam a zona da Cumeada (Avenida Dias da Silva, perto do Liceu José Falcão) à Arregaça, percursos esses que são utilizados diariamente pela população e que fazem o acesso de zonas residenciais de grande densidade populacional a núcleos de concentração de serviços, comércio, estabelecimentos de ensino, que pela sua centralidade permitem ainda a ligação a outros equipamentos, como os de saúde.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com