Coimbra

Coimbra avança com “reparação de deficiências”das redes de água e saneamento na Quinta das Bicas

Notícias de Coimbra | 21 minutos atrás em 20-02-2026

A Câmara Municipal de Coimbra consignou esta sexta-feira, 20 de fevereiro, a empreitada de reparação de deficiências nas redes públicas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais da Urbanização Quinta das Bicas, na freguesia de Taveiro.

A intervenção é considerada essencial para garantir o adequado funcionamento das infraestruturas e assegurar as condições necessárias à utilização de 268 fogos habitacionais atualmente em construção, no âmbito do programa 1.º Direito. Este programa visa promover soluções habitacionais para famílias que vivem em condições indignas e reforçar a oferta pública de habitação.

A obra surge na sequência de vistorias técnicas realizadas pela Águas de Coimbra, EM, que identificaram patologias nas redes públicas de abastecimento de água e saneamento. De acordo com informação do Departamento de Espaço Público, não estavam reunidas as condições necessárias ao funcionamento adequado das infraestruturas que permitissem aos edifícios em construção aceder aos serviços públicos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

A empreitada foi adjudicada à empresa Diagonalfusion – Construção e Manutenção de Infraestruturas, Lda., pelo valor de 417.257,02 euros. A intervenção assume particular relevância por garantir a operacionalidade das infraestruturas básicas que irão servir os novos edifícios habitacionais em desenvolvimento naquela urbanização.

Com um prazo de execução de 180 dias, a obra incidirá sobretudo nas situações que impliquem abertura de vala em zonas que interfiram com os lotes atualmente em construção. O projeto, desenvolvido pela Águas de Coimbra, EM., sob coordenação municipal, visa corrigir as anomalias detetadas e implementar soluções técnicas que permitam a entrada em funcionamento das redes.

Esta intervenção contribuirá para o reforço da fiabilidade das infraestruturas, prolongando a sua vida útil e assegurando padrões adequados de qualidade, segurança e eficiência no abastecimento de água e na drenagem de águas residuais, em benefício dos futuros residentes da Urbanização Quinta das Bicas.