Coimbra

Coimbra atribui Medalha de Mérito Cultural à escritora Teolinda Gersão

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 10-05-2021

A Câmara de Coimbra decidiu hoje, por unanimidade, atribuir a Medalha de Mérito Cultural à escritora Teolinda Gersão, que nasceu na cidade e está a completar 40 anos de carreira.

PUBLICIDADE

Ao apresentar a proposta na reunião quinzenal do executivo, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, disse que Teolinda Gersão vai participar no I Encontro Literário Internacional Cidades Invisíveis, de 26 a 29 de maio, promovido no contexto da preparação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

“Considerando a relevância cultural da autora, que se notabilizou no campo das letras, no panorama nacional, bem como o facto de se tratar de uma escritora nascida em Coimbra, a celebrar 40 anos de carreira literária, tenho a honra de propor a atribuição da Medalha de Mérito Cultural grau ouro”, afirma Carina Gomes, na proposta, que teve a concordância prévia do presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado.

PUBLICIDADE

“Teolinda Gersão é uma escritora com enorme relevância cultural no panorama literário nacional” e cumpriu “parte do seu percurso académico” na cidade do Mondego.

Teolinda Gersão foi professora catedrática na Universidade Nova de Lisboa, até 1995, ano em que passou a dedicar-se em exclusivo à produção literária, sendo autora de 20 livros, alguns traduzidos em 20 países.

PUBLICIDADE

publicidade

Na primeira edição do Encontro Literário Internacional Cidades Invisíveis, dedicada à cidade de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha), geminada com Coimbra, vão marcar presença os escritores galegos Carlos Quiroga, Teresa Moure Pereiro, Susana Sanchéz Arins e Elias Torres Feijó, além dos portugueses Almeida Faria, Teolinda Gersão, Marlene Ferraz, Vasco Pereira da Costa e José Manuel Mendes, entre outros.

A Câmara aprovou ainda, também por unanimidade, a candidatura a fundos europeus de obras de restauro das igrejas de São Bartolomeu e de São Salvador, na Baixa da cidade.

“A autarquia já lançou os dois concursos públicos, no dia 30 de abril, e o objetivo passa por proteger, valorizar, conservar e promover o património histórico, cultural e religioso de elevado interesse turístico, aumentar a atratividade de Coimbra e da região enquanto nova oferta ligada aos valores patrimoniais e captar públicos regionais, nacionais e internacionais”, afirma o município num documento distribuído aos jornalistas.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE