Coimbra

Coimbra atribui apoio financeiro de 205 mil euros à Orquestra Clássica do Centro para 2019

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 14-04-2019

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de terça-feira, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro de 205 mil euros à Orquestra Clássica do Centro (OCC) para o ano de 2019.

PUBLICIDADE

Manuel Machado ofereceu uma rosa a Emlia Martins que convidou Marta Brinca para uma conversa sobre o Dia da Mulher

Uma proposta que surge da candidatura da OCC ao Apoio Financeiro Municipal ao Associativismo Cultural para Atividade Permanente para 2019, destinado a entidades que gerem equipamentos culturais municipais.

Esta é a forma da CMC valorizar o trabalho produzido pelos agentes culturais concelhios e promover condições de estabilidade às coletividades que têm a seu cargo a gestão de equipamentos municipais com programação regular, neste caso concreto o Pavilhão Centro de Portugal, anuncia a autarquia em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

A CMC acrescenta que “o apoio financeiro municipal é atribuído com base nos programas e no interesse municipal e cultural dos projetos apresentados pelas coletividades, que podem propor projetos para um, dois ou três anos, e na avaliação do desempenho das associações nos anos transatos, contando para a classificação um conjunto de critérios gerais e específicos. A OCC apresentou uma proposta para um ano, sendo o montante a conceder pela autarquia de 205 mil euros. Mais concretamente são 180 mil euros para apoio ao desenvolvimento da sua atividade regular e 25 mil euros para despesas de funcionamento. Caso exista necessidade de reforço desta verba, e se essa for devidamente fundamentada, a autarquia pode reforçar as despesas de funcionamento até um limite de 10 mil euros”.

Recorde-se que a OCC tem 18 anos de existência e uma forte atividade na cidade, mas também no plano nacional e mesmo internacional, sendo considerada de superior interesse cultural pelo Ministério da Cultura. É detentora de elevada qualidade artística e cultural, patente nas suas atividades, no vasto repertório musical que apresenta e na execução dos seus músicos profissionais e dos maestros que a dirigem. Isso é notório nos seus eventos, nas suas atuações e nas novas peças no seu repertório.

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, a OCC já protagonizou alguns concertos, como o de Ano Novo, mas tem muitos outros agendados, em várias localidades, nas principais datas festivas, como Feriado Municipal, o Dia Mundial da Música e o Natal.

Para além disso, a OCC colabora com a CMC nas suas atividades, aposta na formação e em projetos pedagógicos. A candidatura da OCC prevê ainda o desenvolvimento de projetos de intervenção comunitária dirigidos a segmentos de população específicos, como por exemplo o projeto “Inclusão pela Música”.

A OCC tem desenvolvido um proficiente trabalho de gestão cultural do Pavilhão Centro de Portugal, dinamizando o equipamento com atividades culturais complementares à área artística principal, albergando não só a sua própria programação, mas também acolhendo iniciativas diversas, tais como cafés-concerto, exposições, workshops temáticos, recitais, conferência e debates, que contribuem significativamente para a dinâmica cultural da cidade.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE