Coimbra assinalou Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 21-03-2018

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) promoveu e apoiou várias atividades para assinalar o Dia Mundial da Árvore e da Floresta.

machado manuel

PUBLICIDADE

publicidade

Logo pela manhã, a CMC apresentou a requalificação do espaço verde da encosta entre a rua Miguel Torga e a rua Fernão Lopes. Este projeto de requalificação pretende que aquela encosta se assuma como um espaço verde multifuncional, de descanso, usufruto e lazer.

Neste espaço verde, com diversos socalcos, e no qual se manterá a cobertura herbácea natural, foram plantadas quinze novas árvores (tílias, acer, freixos e celtis), colocadas três mesas, um varandim e mais dois bancos, mantendo os três já existentes.

PUBLICIDADE

DSC01059 Custom

A iniciativa contou com a presença do vice-presidente da CMC, Carlos Cidade, das vereadoras da CMC, Regina Bento e Carina Gomes, do vice-presidente da CCDRC, António Veiga Simão, do relações públicas da Brigada de Intervenção, tenente-coronel Gustavo Gapo, do chefe da secção do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da Guarda Nacional Republicana, do Comando Territorial de Coimbra, Major João Caleiras, do presidente do Conselho de Administração da Águas de Coimbra, E.M., Victor Carvalho dos Santos entre outras personalidades.

solum sul

O novo jardim, junto ao Centro Escolar de Solum Sul, estabelecimento do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo, frequentado por cerca de três centenas de crianças, envolve um investimento de cerca de 90 mil euros.

No local onde vai ser criada a nova zona verde “também ficava bem um edifício, mas um jardim fica melhor”, disse à agência Lusa, à margem da sessão de assinatura de consignação da obra, o presidente da Câmara, Manuel Machado, reconhecendo que um imóvel daria “algum dinheiro [ao município], mas não teria o lucro social” que o jardim terá.

O jardim, num terreno contíguo à escola, também responde ao apelo feito pelas crianças, durante uma visita do presidente da Câmara ao estabelecimento, adiantou o autarca, revelando que, agora, vai lançar o desafio para que os alunos da escola “ajudem [a Câmara] a tomar conta” do novo espaço verde.

Além de refletir a importância que a autarquia atribui às “infraestruturas verdes nos espaços urbanos”, o jardim também pretende homenagear o antigo presidente do município Fernando Luís Mendes Silva (falecido em 1992), advogado e empresário e impulsionador da urbanização daquela área da cidade, salientou Manuel Machado.

ac

A Empresa Municipal Águas de Coimbra também promoveu uma iniciativa, em conjunto com a Junta de Freguesia de Torres do Mondego, em que foram plantadas árvores, pelos alunos da EB1 de Torres do Mondego, no Reservatório de Chão do Bispo.

Ao todo foram plantadas pela cidade mais de uma centena de árvores, que vêm reconhecer a importância atribuída pela autarquia às infraestruturas verdes nos espaços urbanos.

águas de oimbra

 

Noutros locais da cidade decorreram várias iniciativas que passaram, sobretudo, pela plantação de árvores. Da parte da manhã, decorreram iniciativas na EB1 de São João do Campo (em conjunto com a Junta de Freguesia de São João do Campo); no Jardim de Infância (JI) de Trouxemil (no apoio à União de Freguesias de Trouxemil e Torre de Vilela); na EB1 Montes Claros, JI Olivais, EB1 Areeiro, JI da Solum (em conjunto com a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais e com as Associações de Pais das respetivas escolas).

Já da parte da tarde, as crianças integradas no Projeto ANIP (Associação Nacional de Intervenção Precoce), que decorre nas antigas estufas do Parque Santa Cruz, ajudaram a plantar árvores no respetivo Parque; e, em colaboração com a Associação de Moradores do Monte Formoso e da União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, foram plantas duas oliveiras na rua Cidade Poitier.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE