Coimbra

Coimbra assinala Dia Internacional da Mulher

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 06-03-2022

Na próxima terça-feira, dia 08 de março, assinala-se o Dia Internacional da Mulher. Nesse âmbito, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar a efeméride com uma programação diversa, que inclui um passeio histórico em alusão a quatro mulheres de Coimbra com a presença das vereadoras Ana Bastos e Ana Cortez Vaz (pelas 10h00), uma conferência na Casa da Escrita (pelas 18h00) e a adesão à iniciativa dirigida ao público escolar, intitulada “O papel das mulheres nas manifestações culturais e artísticas”, um desafio do coordenador intermunicipal para o Plano Nacional das Artes que vai integrar o Museu Municipal e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (inaugura na terça-feira, pelas 10h00).

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se assinala na próxima terça-feira, dia 08 de março, com um conjunto de iniciativas que pretendem reforçar a importância histórica da efeméride. 

Pelas 10h00, CM de Coimbra vai evocar o percurso de vida de quatro mulheres que marcaram a história da cidade, através de uma visita comentada que passará por alguns dos lugares associados à memória dessas mulheres e que contará com a participação das vereadoras Ana Bastos e Ana Cortez Vaz. A participação iniciativa é gratuita, mas limitada a 20 inscrições, através do seguinte formulário: https://forms.office.com/r/2wzDzFV5Gk

PUBLICIDADE

publicidade

Num itinerário com a duração de cerca de meia hora, com início no exterior do Centro Comercial Avenida e término na Praça 8 de Maio, serão lembradas Judite Mendes de Abreu, a primeira e única mulher até hoje eleita presidente da CM de Coimbra e da Assembleia Municipal; Amélia Janny, apelidada por Ramalho Ortigão de “cisne do Mondego”, poetisa ímpar do Romantismo coimbrão da segunda metade do século XIX; Luísa de Jesus, a última mulher a ser executada em Portugal, cujos crimes hediondos chocaram a sociedade Setecentista; e Sebastiana da Luz, uma mulher do povo com um invulgar espírito empreendedor que a levou a tornar-se credora de nobres e mercadores da cidade do Mondego. 

Já na Casa da Escrita vai realizar-se, pelas 18h00, uma conferência, de entrada livre, com Margarida Mano, Susana Pitta Soares e Liliana Pimentel. Três mulheres que vão partilhar com o público vivências que marcaram os seus percursos profissionais e académicos.

PUBLICIDADE

Margarida Mano é docente da Universidade de Coimbra, vice-reitora para a Qualidade, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Católica Portuguesa e presidente da Direção da FORGES (Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa). Foi ministra da Educação e da Ciência no XX Governo da República e deputada à Assembleia da República na XIII Legislatura. Liliana Pimentel é professora auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Foi vice-presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, nos dois últimos mandatos, faz parte do Departamento Nacional das Mulheres Socialistas e é membro da Comissão Nacional para a Igualdade de Género. Susana Pitta Soares foi Jornalista na TSF – Coimbra, vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, presidente do Conselho Fiscal do CNEMA, diretora do Centro de Emprego de Santarém, assessora na secretaria de Estado da Cultura sendo, atualmente, advogada e professora de Direito no Ensino Superior.

De forma a assinalar o Dia Internacional da Mulher, a autarquia conimbricense vai também aderir ao programa “O papel das mulheres nas manifestações culturais e artísticas”. Uma iniciativa do coordenador intermunicipal para o Plano Nacional das Artes (uma estrutura de missão do Ministério da Educação e do Ministério da Cultura), António Cerdeira, que desafiou os museus da cidade de Coimbra a elaborarem um programa de celebração.

Assim, o Museu Municipal e o Centro de Arte Contemporânea de Coimbra abraçam esta atividade dirigida ao público escolar, com forte componente lúdica e educativa. A iniciativa consiste num percurso pelos museus de Coimbra, com um trajeto que se inicia no Museu Nacional de Machado de Castro, seguindo para o Museu da Misericórdia, depois para o Museu Municipal – Edifício Chiado e terminando no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra, num itinerário que terá uma duração prevista de três horas.

Em cada um destes locais serão apresentadas obras da autoria de mulheres ou com referência a mulheres. Nos espaços municipais a atividade passa pela abordagem de quatro obras dos seus acervos.

No dia 08 de março, pelas 10h00, está prevista uma inauguração simbólica, com a participação da vereadora Ana Cortez Vaz, da subcomissária do PNA, Sara Brighenti, e de Clara Camacho, da Direção-Geral do Património que, dentro da equipa do PNA, assegura a articulação com a Rede Portuguesa de Museus. Os primeiros participantes são de uma turma da Escola Secundária de Avelar Brotero, incluindo alunos surdos que serão acompanhados da sua intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE