Coimbra

Coimbra aprova orçamento de mais de 33 milhões para transportes urbanos

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-11-2022

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão contar com um orçamento de cerca de 33,8 milhões de euros em 2023. A proposta de orçamento foi aprovada, esta quarta-feira, na reunião extraordinária do executivo, com as abstenções do PS e da CDU.

PUBLICIDADE

Durante a apresentação do documento, o vereador Miguel Fonseca explicou que, no próximo ano, os SMTUC irão “continuar e consolidar o caminho estabelecido em 2022”, o que passará por “ajustar a sua oferta às necessidades reais dos municípios e às novas políticas e desafios que enfrenta o setor dos transportes”.

Anunciou ainda que um dos objetivos dos SMTUC para 2023 passa por “garantir o aumento dos níveis de produção e do número de passageiros transportados, recuperando e fidelizando”, e afirmando-se assim como “uma verdadeira alternativa ao transporte individual, tendo sempre presente o seu cariz eminentemente social”.

PUBLICIDADE

O documento mereceu críticas da oposição. A vereadora socialista Regina Bento alertou para o estado da frota, com “mais de 60 autocarros parados nas oficinas”, bem como para a redução de 19 lugares no mapa pessoal – 14 motoristas e 5 técnicos superiores.

Em resposta, a vereadora Ana Bastos, responsável pelo pelouro dos Transportes e presidente dos SMTUC, explicou que os SMTUC devem ser “uma preocupação de todos” e que a taxa de autocarros imobilizados é “uma dor de cabeça todos os dias”, já que a frota está “a cair de podre”, não sendo um problema fácil de resolver.

PUBLICIDADE

publicidade

O vereador da CDU, Francisco Queirós, também lamentou o estado em que os SMTUC se encontram, apelou à necessidade de o governo apoiar os transportes públicos da cidade e considerou que “é fundamental trabalhar no sentido de inverter a atual imagem dos SMTUC, uma imagem de um serviço que tem vindo a perder qualidade e que não é fiável”

Os documentos aprovados seguem agora para votação na Assembleia Municipal, onde a coligação Juntos Somos Coimbra não tem maioria.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE