Cidade

Coimbra: APPACDM realiza ação de voluntariado de limpeza do Jardim da Sereia

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-10-2020

APPACDM de Coimbra organiza iniciativa ecológica no Parque de Santa Cruz “Cuidem do ambiente.

PUBLICIDADE

Não poluam. A nossa casa e o nosso espaço estão nas nossasmãos.” Esta é a mensagem a ser passada no próximo dia 16 de outubro pelo Centro de Formação Profissional Casa Branca (CFPCB), uma resposta social da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra, que vai realizar uma ação de voluntariado de limpeza do Jardim da Sereia (Parque de Santa Cruz), com início pelas 9h30.

PUBLICIDADE

Os formandos do CFPCB, em parceria com o Departamento Ambiental da CâmaraMunicipal de Coimbra, vão “limpar e tirar o lixo do chão, porque há outras pessoas que deitam o lixo fora e não respeitam o meio ambiente”, como explica Juliana, formanda do curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade.

“É uma ação de limpeza voluntária para consciencializar e sensibilizar os formandospara a área ambiental, sobretudo a divisão dos lixos. Temos também como objetivo sensibilizar a restante comunidade e aqui abordar os direitos e deveres. Todos podemos beneficiar de iniciativas como esta”, explica Maria João Alves, formadora da APPACDM deCoimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Maria João Alves revela ainda que já lançou a proposta ao Departamento Ambiental da Câmara Municipal de Coimbra para que este seja “um projeto de continuidade noutroslocais com ações de sensibilização e parcerias com as juntas de freguesia, envolvendo também a comunidade”.

Uma das preocupações destes formandos, para além do lixo, é ainda o plástico nos oceanos e reforçam a urgência da frequência e alargamento da iniciativa a outros locais.

“Se não o fizermos não vamos conseguir ter mais carne, mais peixe, porque os animais morremcom o plástico e o lixo que comem no que encontram”, esclareceu Gonçalo, formando docurso de Ajudante de Cozinha.

Os formandos sugerem, ainda, criar um grupo, nas redes sociais, ao qual as pessoas pudessem aderir para se juntarem a estas iniciativas.  “Podemos fazer também um evento na página para cativarmos mais pessoas para se inscreverem e virem”.

A APPACDM de Coimbra é uma instituição que, normalmente, recebe apoio da comunidade. Agora, lança mãos à obra para apoiar a comunidade onde se insere, numa iniciativa que promove a inclusão no seu todo e que foi muito bem recebida pelos formandos.“Eu sinto-me bem por estar a fazer o bem pelos outros; as pessoas que trabalham a apanhar lixo também o fazem por nós, e eu acho que devemos ajudar todas as pessoas”, conta Gonçalo.

No que se refere ao percurso formativo destes utentes, esta ação insere-se na disciplina de Cidadania e Empregabilidade.

“A formação não é só saber tecnológico. Acredito que nós só conseguimos incluir pessoas na sociedade, se as incluirmos de todo, não só no trabalho. Não é só um trabalhador, é um ser humano consciente que terá maior sucesso de integração se for participativo e tenha acesso a cultura, informação e formação. A inclusão não é estritamente técnica, é pensar no ser humano de forma holística”, explica Maria JoãoAlves.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE