Coimbra

Coimbra analisa grandes desafios da saúde no dia em que o SNS celebra 43 anos (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 15-09-2022

Os “grandes desafios” do setor da Saúde estão em debate no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

PUBLICIDADE

Promovido pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, o simpósio “As crises sociais e o impacto do SNS” começou esta quinta feira, dia em que se celebram os 43 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), e vai prolongar-se até sábado (17 de setembro).

Durante três dias, pretende promover uma reflexão profunda sobre o atual estado da saúde, bem como perspetivar o seu futuro, através da partilha de ideias de conceituados especialistas da Medicina, do Direito e Ciências Sociais e Humanas.

PUBLICIDADE

publicidade

Durante a sessão de abertura, o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, explicou que este evento surge “num momento em que o SNS tem imensas dificuldades, de várias ordens, como orçamentais, recursos humanos e de organização interna”. Realçou que os doentes são os primeiros a sentir essas dificuldades, que também não são alheias aos profissionais de saúde que, cada vez mais desmotivados, expressam essas dificuldades porque não têm condições para tratar os seus doentes”.

Carlos Cortes considera que “esta reflexão de três dias é muito importante para percebermos o impacto que o SNS tem na vida das pessoas” e recorda que se trata de um pilar “absolutamente fundamental” para ajudar os portugueses, tendo a pandemia da covid-19 evidenciado bem a sua relevância na sociedade.

PUBLICIDADE

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sublinhou que “é importante recordar que o SNS são as pessoas”, desde os utentes a todos os profissionais. Manifestou-se também confiante na nova equipa e no novo ministro da Saúde. Espera que represente “um sinal de esperança” para este setor.

O presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, lamentou o estado atual do SNS e o “financiamento claramente insuficiente” para fazer face às necessidades. “O SNS está a bater no fundo e todas as iniciativas em sua defesa são importantes”, sublinhou.

Rosa Reis Marques, presidente da Administração Regional da Saúde do Centro, recordou todos aqueles que “foram os protagonistas” na criação do SNS, bem como a importância que este serviço tem tido em todas as crises que o país tem atravessado.

Já Reis Marques, presidente da Comissão Organizadora do simpósio, destacou a importância que o SNS tem para os portugueses e manifestou o desejo de que este programa ajude a resolver “as deficiências” que são notórias no SNS.

Veja o vídeo do direto do NDC do debate sobre crises sociais e impacto do Serviço Nacional de Saúde:

Veja o vídeo do direto do NDC da entrevista a Carlos Cortes:

Veja o vídeo do direto do NDC da entrevista a Miguel Guimarães:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE