Coimbra

Coimbra afastada da corrida a Capital Europeia da Cultura (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 11-03-2022

Coimbra não passou à short list de cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura 2027, foi hoje anunciado numa conferência de imprensa que decorreu no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Aveiro, Braga Évora e Ponta Delgada passam à fase final.

PUBLICIDADE

Coimbra integrava uma lista de candidaturas pré-selecionadas ao lado de Aveiro, Braga, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo, e Vila Real. Durante esta semana o júri, composto por três elementos indicados pelo Parlamento Europeu, outros três pelo Conselho Europeu, o mesmo número pela Comissão Europeia, um pelo Comité das Regiões e dois pelo Ministério da Cultura nacional, assistiu às apresentações de cada cidade, com a duração de 45 minutos e igual período para perguntas e respostas.

A comitiva de Coimbra apresentou-se ao júri na terça-feira. José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal, disse no final da sessão ao Notícias de Coimbra que esta correu “muito bem”, mostrando-se confiante em relação à passagem à etapa seguinte. 

PUBLICIDADE

publicidade

Em 2027 será a quarta vez que Portugal recebe uma Capital Europeia da Cultura. Em 1994 foi Lisboa, seguiu-se o Porto, em 2001, e Guimarães, em 2012. Para a candidatura vencedora está guardado um prémio de 1,5 milhões de euros.

O Notícias de Coimbra em direto a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa:

PUBLICIDADE

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE