Coimbra acolhe congresso nacional de comunicação de ciência

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-09-2017

Estão abertas, até 4 de outubro, as inscrições para o congresso da Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal(Rede SciComPT), que vai decorrer em Coimbra, nos dias 12 e 13 de outubro.museu da ciência

PUBLICIDADE

Organizado pelo Museu da Ciência (MC) da Universidade de Coimbra (UC), o quinto congresso SciComPT tem como tema os “Objetos da Ciência”, como eles são usados por cientistas, a sua constituição em memória pelos museus e a sua integração nas sociedades.

O congresso irá debater a relação dos públicos com a ciência, as diversas formas de acesso a este saber, e as interações entre museus de ciência e instituições que comunicam ciência.

PUBLICIDADE

publicidade

A diretora do Museu da Ciência, Carlota Simões, sublinha que «se trata do encontro anual de comunicadores de ciência, realizado pela primeira vez em Coimbra e também pela primeira vez num museu. Durante dois dias, o foco estará sobre os objetos da ciência, sejam eles pertencentes a coleções históricas, fazendo parte de um laboratório ou mesmo servindo de inspiração a um artista».

«Como melhorar o diálogo entre o cientista e o jornalista, como fazer chegar mais ciência à sociedade, como permitir o acesso do artista a espaços e conceitos da ciência são algumas das questões a debater. O congresso conta com a presença de Matteo Merzagora (diretor do Espaço das Ciências Pierre-Gilles, em Paris), um físico que se tornou jornalista e que faz comunicação científica, que nos vai dar o seu ponto de vista quanto à associação entre coleções históricas e a cultura criadora», adianta a também docente da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Durante o congresso, o átrio do Departamento de Física da UC vai acolher, nos intervalos da manhã e da tarde, uma “Mostra de Ciência”, onde vários grupos de investigação apresentarão os seus trabalhos ao público.

Em paralelo ao congresso vai ser lançado, no dia 12 de outubro, às 22h30m, o primeiro PubhD Coimbra, que irá juntar no bar “Aqui Base Tango” estudantes de doutoramento de áreas distintas que falam da sua ciência de uma forma informal, promovendo a troca de saberes e experiências com os públicos interessados em participar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE