Coimbra

Coimbra acolhe comemorações do Dia do Serviço Nacional de Saúde

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-09-2018

No próximo sábado, dia 15 de setembro, assinala-se em Coimbra o Dia do Serviço Nacional de Saúde e o ato simbólico da rega da ‘oliveira SNS’, a árvore que cresce desde 2009 no Parque Verde do Mondego (plantada por iniciativa da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra e a que se associou e apadrinhou desde sempre António Arnaut).

PUBLICIDADE

Carlos Cortes

Ao celebrar a efeméride, esta é também uma forma de recordar o Homem, o exemplo e inspiração de um dos principais protagonistas da criação do SNS e mentor da tradicional cerimónia da rega da oliveira.

O evento tem início marcado para as 17h00 na sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e culminará no Parque Verde do Mondego com a rega da oliveira.

PUBLICIDADE

publicidade

Para assinalar o Dia do SNS, será inaugurada uma exposição de fotografia no edifício da Ordem dos Médicos (Av. Afonso Henriques, 39) local onde decorrerá uma breve cerimónia com as intervenções de Miguel Guimarães,  José Manuel Pureza, Luís Marques Mendes, Maria de Belém Roseira e do anfitrião, Carlos Cortes. O ministro da Saúde,Adalberto Campos Fernandes, também poderá estar presente

A exposição, intitulada “A rega da ‘oliveira SNS’ e António Arnaut” inclui fotografias, recortes de jornais e poemas de António Arnaut.

PUBLICIDADE

Esta sessão prossegue, a partir das 18h30, junto ao Pavilhão Centro de Portugal com a rega da oliveira SNS (árvore resistente e símbolo da Paz), momento acompanhado por um violinista da Orquestra Clássica do Centro. O ato simbólico da rega da oliveira contará com as intervenções da presidente da Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Isabel de Carvalho Garcia, do responsável da extinta Liga dos Amigos do Hospital dos Covões, Armando Gonsalves, do jurista António Manuel Arnaut, do presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Fernando Regateiro e do presidente da Câmara Muncipal de Coimbra, Manuel Machado.

A Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e o Secretário-Geral da CGTP, Arménio Carlos, estão entre as inúmeras presenças confirmadas.

Organizado pela Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e Liga dos Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra, esta cerimónia conta com o apoio da Orquestra Clássica do Centro e da Câmara Municipal de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE