Desporto

Coimbra acolhe a primeira Super Especial do Rally de Portugal

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-04-2022

Coimbra vai ser palco, a 19 de maio, da primeira Super Especial Urbana da 55ª edição do Rali de Portugal. Pela primeira vez, Coimbra acolhe uma classificativa do Rally de Portugal. Com três quilómetros de extensão, desenhada no perímetro urbano da margem esquerda do rio Mondego, esta é uma estreia absoluta na prova organizado pelo Automóvel Club de Portugal (ACP). Esta tarde, em conferência de imprensa, no Convento São Francisco, ACP e Câmara Municipal (CM) de Coimbra juntaram-se para apresentar a 55ª edição do Rally de Portugal e a Super Especial de Coimbra, numa sessão que contou com a presença de vários parceiros.

PUBLICIDADE

Coimbra vai estrear-se com o acolhimento de uma classificativa do Rally de Portugal no dia 19 de maio, o primeiro dia da prova, depois de já ter acolhido por dois anos a partida oficial do Rally. Com uma extensão de três quilómetros, a etapa de dia 19 de maio desenrola-se no perímetro urbano da margem esquerda do rio Mondego (entre a Avenida João das Regras, a Avenida Inês de Castro e a Avenida de Conimbriga) e a cerimónia de partida inicia-se às 18h55, sendo o arranque da primeira viatura às 19h03. O programa da 55ª edição do Rally de Portugal em Coimbra, que se estende ao longo de todo o dia, acolhe ainda um vasto programa de Clássicos Desportivos.

Para esclarecimento de dúvidas e qualquer questão relacionada com a logística do evento, a Câmara Municipal de Coimbra vai disponibilizar duas vias de contacto: através do número de telefone 239 796 626 (a funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30) e ainda através do e-mail coimbrarally2022@cm-coimbra.pt. Dada a complexidade desta operação e a consequente necessidade de condicionamentos de trânsito e de acessos, ou de alterações nos transportes públicos e na recolha de resíduos, a CM de Coimbra, através da Divisão de Desporto e Juventude, está a preparar uma intervenção, através do contacto porta a porta, junto dos comerciantes e dos moradores da zona, de forma a dar conta de todos os detalhes e constrangimentos. As informações detalhadas de todos os condicionamentos vão ser divulgados prontamente, tendo em conta a articulação necessária entre as várias entidades do concelho. 

PUBLICIDADE

publicidade

Já no dia da prova, através da sinalética de circulação pedonal, vai estar disponível um QR Code para que quem assiste à prova tenha acesso a todas as informações em detalhe no momento. Importa ainda referir que estão previstas várias áreas de estacionamento na cidade dedicadas à prova, que também serão divulgadas atempadamente. 

Coimbra afirma-se, assim, como uma cidade capaz de acolher eventos de dimensão internacional, bem como, à semelhança de qualquer cidade de escala europeia, se mostra capaz de acolher dois eventos de grande dimensão no mesmo dia. Recorde-se que a 19 de maio arranca mais uma edição da Queima das Fitas, com a tradicional Noite da Serenata.

PUBLICIDADE

A CM de Coimbra, tal como tem vindo a ser hábito nos últimos meses, dedica também nesta prova especial atenção ao ambiente. Nesse sentido, está a ser desenhada uma política de compensação de emissões através da plantação de árvores no eixo privilegiado de florestação que se situa entre o concelho de Poiares e Coimbra, ou ainda através da preparação de um sistema de gestão de ambiente, que prevê a recolha seletiva de resíduos e a sua condução para o tratamento adequado. 

Os bilhetes para 55ª edição do Rali de Portugal estão disponíveis, a partir de hoje, no site do ACP. Para a super especial de Coimbra estão previstas três zonas, que ultrapassam os 4.000 lugares na sua totalidade: zona corporate (com o custo de 125 euros), zona pública (com o custo de 30 euros) e ainda uma zona gratuita. A bilhética serve assim para compensar o esforço financeiro que a autarquia vai assumir com o acolhimento desta prova. O investimento será em breve analisado e votado em Reunião de Câmara. 

Esta operação, em natural e estreita articulação com o ACP, envolve ainda a colaboração de inúmeras entidades. Com coordenação da Divisão de Desporto e Juventude e articulação com outras unidades orgânicas internas, designadamente Polícia Municipal, SMTUC, Serviço Municipal de Proteção Civil, Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Departamento de Espaço Público, Mobilidade e Trânsito, Divisão de Saúde e Ambiente, Divisão de Gestão e Programação do Convento São Francisco, Divisão de Licenciamentos e Fiscalização de Atividades e Divisão de Protocolo e Comunicação), a logística e organização deste evento conta ainda com a colaboração da Universidade de Coimbra, da PSP e da Fundação Bissaya Barreto. 

20 de maio será o primeiro dia completo de prova com os três emblemáticos troços no centro do país de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua. Aqui importa referir que estes Municípios, assim como a Comunidade Intermunicipal de Coimbra e a Turismo Centro de Portugal, também estiveram presentes na conferência de imprensa de hoje de apresentação da prova.  

A 55ª edição do Rali de Portugal decorre entre 19 e 22 de maio e vai juntar três campeões mundiais e terá a presença de ex-vencedores da prova para assinalar os 50 anos do Mundial (WRC). Sébastien Ogier (Toyota Yaris), campeão em título, Sébastien Loeb (Ford Puma), vencedor da prova de abertura da temporada, em Monte Carlo, e Ott Tanäk (Hyundai i20), vencedor em 2019, são os cabeças de cartaz de um pelotão de 100 equipas inscritas. Segundo a ACP este número de inscrições é um recorde absoluto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE