Coimbra

Cobra ratoeira é uma serpente robusta e ágil com hábitos diurnos

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 28-09-2015

A cobra rateira, é a maior cobra da fauna ibérica e é o animal do mês de Outubro no Parque Biológico da Serra da Lousã, em Miranda do Corvo. 

PUBLICIDADE

cobra

Esta espécie, pode ultrapassar os dois metros de comprimento e é a espécie mais comum no nosso território. Apresenta uma coloração castanha-esverdeada e uma cabeça estreita com escamas lisas e olhos grandes.

PUBLICIDADE

publicidade

É uma serpente robusta e ágil com hábitos diurnos que pode ser encontrada numa grande variedade de ambientes, bosques, que hiberna durante o períodode Outubro a Março. É um animal ovíparo que pode efetuar posturas de 3 a 18 ovos.

Quando provocada, a cobra rateira, reage bufando ou mordendo fortemente. Produz um veneno neurotóxico, armazenado em dentes inoculadores de veneno localizados na parte posterior das maxilas, com que paralisa as suas presas. Salvo raras exceções, não é perigosa para o homem. As suas presas são essencialmente mamíferos, ratos e coelhos.

O Parque Biológico da Serra da Lousã, alberga um exemplar desta espécie no reptilário, o mais recente espaço visitável. Esqueça os mitos e os receios que estas espécies despertam e não perca a oportunidade de conhecer esta e outras espécies de fauna réptil que habitam o nosso território.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE