Cidade

CMC investe 1 Milhão na compra de 5 autocarros para os SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-02-2017

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Coimbra prepara-se para investir perto de um milhão de euros na compra de mais cinco novos autocarros de transporte urbano de passageiros para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

smtuc

PUBLICIDADE

publicidade

Os veículos, da marca Temsa, serão fornecidos pela empresa Carbus, Veículos e Equipamentos, com um custo total, IVA incluído, de 999.621 euros (199.924 euros por unidade), conforme proposta do júri do concurso, que será analisada e votada na reunião da próxima segunda-feira do executivo municipal.

Além da Carbus, mais duas empresas concorreram ao fornecimento dos cinco novos autocarros: MAN Truck& Bus Portugal e Iveco Portugal, Comércio de Veículos Industriais, S.A.. O júri excluiu as propostas da Iveco e da MAN por apresentarem desconformidades com o caderno de encargos.

PUBLICIDADE

Os autocarros Temsa – semelhantes às unidades que entraram ao serviço no passado mês de setembro -, apresentam uma lotação de 102 lugares. A Carbus garante ainda um prazo de entrega de 60 dias, a partir do visto do Tribunal de Contas.

O esforço de renovação da frota dos SMTUC, nos últimos 3 anos, representa um reforço de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário de 3.300.000 euros. Além dos referidos cinco autocarros novos, a lista inclui 10 autocarros usados,  5 autocarros novos, 2 miniautocarros híbridos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros (entrega prevista no 1º trimestre deste ano) e 4 miniautocarros (em fase de adjudicação).

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se premente, uma vez que a frota apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70.000 km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.

Noutro ponto da reunião camarária, o executivo irá ainda analisar a e votar a atribuição de um subsídio à exploração dos SMTUC, no valor de 638.491,58 euros, referente ao mês de janeiro de 2017.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE