Coimbra recorda Torga na data evocativa do seu desaparecimento

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-01-2018

 

PUBLICIDADE

Na próxima quarta-feira, dia 17 de janeiro, data evocativa do desaparecimento de Miguel Torga (em 1995), a Câmara Municipal de Coimbra assinala a efeméride, no intuito de recordar a memória e promover o legado do escritor Miguel Torga (pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, médico, nascido em Sabrosa, Vila Real, em 12 de agosto de 1907).

zaug

PUBLICIDADE

publicidade

A programação privilegiará, naturalmente, o espaço onde um dos mais influentes poetas e escritores do século XX viveu, durante cerca de 40 anos, transformado, em 2007, no âmbito das comemorações do centenário do seu nascimento, na Casa-Museu Miguel Torga. Desde logo, será permitido o acesso gratuito à Casa-Museu, aberta a partir das 14h30, núcleo museológico que dá a conhecer a obra literária do escritor e expõe objetos relacionados com a identidade e a personalidade do transmontano, que preferiu Coimbra para viver e trabalhar.

A programação evocativa estende-se pelo período da tarde com o Roteiro Miguel Torga, a partir das 14h30. Trata-se de um roteiro feito a caminhar e de autocarro, que percorre alguns dos locais ligados às vivências do escritor na cidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

A participação no roteiro torguiano requer inscrição prévia, na Casa Municipal da Cultura, na Rua Pedro Monteiro, ou através do telefone n.º 239 702 630.

A partir das 18h00 serão apresentadas as gravuras “Bichos”, editadas pela Câmara Municipal de Coimbra, inseridas num porta-documentos, concebidas a partir das 16 obras pintadas pelo artista plástico ZAUG (José Augusto Coimbra, médico e pintor, residente em Arganil).

As gravuras são uma reprodução dos quadros que integraram a exposição “Nós e os Bichos”, de ZAUG, que esteve patente na Casa-Museu, de abril a junho de 2016, no âmbito da programação que assinalou 20 Anos sobre o falecimento do escritor.

A publicação do inédito conjunto de pinturas contribui para uma maior fruição dos amantes da arte, na dupla perspetiva literária e pictórica. Estará à venda na Casa-Museu Miguel Torga e em outros locais de venda afetos à Camara Municipal de Coimbra, nomeadamente, na Biblioteca Municipal de Coimbra e no Posto Municipal de Turismo, pelo valor de 5,00€ a unidade (IVA incluído).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE