CMC atribui 200 000 euros a 4 IPSS

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-07-2017

 

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, propostas para apoios financeiros a quatro Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no valor global de 211.643,88 euros.

Manuel Machado - Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

Manuel Machado – Presidente da Câmara Municipal de Coimbra

A CMC, que não permite que a comunicação social tenha acesso a estes processos que deviam ser públicos, diz em comunicado que os valores são atribuídos no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS), que foi aprovado e entrou em vigor no final do ano passado. As IPSS contempladas são o Centro Social e Cultural 25 de Abril (4979,81 euros), a Casa do Pai – Centro de Apoio Social (70.606,39 euros), a Obra Social Torre de Vilela (77.066,88 euros) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM de Coimbra (58.990,80 euros).

PUBLICIDADE

São 4979,81 euros de apoio financeiro ao Centro Social e Cultural 25 de Abril para a implementação do projeto “Resgatar Sorrisos: Brincando e Aprendendo”. Uma IPSS dirigida a crianças beneficiárias do escalão A e B da Segurança Social (atualmente cerca de 80%), que desenvolve respostas sociais para educação pré-escolar (com capacidade para 40 crianças) e Centro de Atividades de Tempos Livres (80 crianças). O projeto que pretende implementar procura “dar resposta às carências diagnosticadas na população beneficiária das suas respostas sociais, nomeadamente: ausência de estrutura familiar de suporte; carências económicas e insucesso escolar”, lê-se na informação. O objetivo é minimizar o impacto que as fragilidades socioeconómicas dos agregados familiares podem produzir sobre as crianças, acrescenta a nota de imprensa da autarquia.

Já a Casa do Pai – Centro de Apoio Social desenvolve respostas sociais para mais de 90 idosos, seja em Centro de Dia (com capacidade para 24 idosos), Serviço de Apoio Domiciliário (50 idosos) e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (20 idosos). A CMC pretende agora atribuir um apoio financeiro de 70.606,39 euros à IPSS, para auxiliar nos custos que a Casa do Pai teve com a construção de um equipamento social, financiado com fundos próprios e com a contratação de um empréstimo bancário.

PUBLICIDADE

publicidade

A Obra Social Torre de Vilela deverá ser auxiliada financeiramente nas obras de renovação do seu equipamento social. São 77.066,88 euros de apoio financeiro que, a ser aprovado, poderá auxiliar a IPSS que se dedica a desenvolver respostas sociais para idosos, mais concretamente Centro de Dia (capacidade para 10 idosos), Serviço de Apoio Domiciliário (15 idosos), Estrutura Residencial para Idosos (19 idosos).

Os restantes 58.990,80€ destinam-se à APPACDM de Coimbra, para apoiar financeiramente a instituição no âmbito das obras de edificação do seu novo equipamento social “Dandélio – Creche e Jardim de Infância”, um projeto com capacidade para 92 crianças (42 em Creche e 50 em Jardim de Infância). Recorde-se que a APPACDM de Coimbra desenvolve uma variedade de respostas e serviços dirigidos às pessoas com deficiência e/ou incapacidade e respetivas famílias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE