Cidade

Clube de Jornalistas de Coimbra na elite dos campeões

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-06-2016

O Clube de Jornalistas de Coimbra/Efapel (CJC/Efapel) está entre as nove equipas finalistas da MediaCup, cuja fase final se realiza este sábado, 4 de junho, no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, Coimbra.

PUBLICIDADE

jornalistas coimbra

Depois de ter vencido a Fase de Grupos do Porto, onde obteve 4 vitórias e um empate, o CJC/Efapel vai defrontar a RTP Lisboa, segunda classificada no grupo I, e a SIC Lisboa, terceira no agrupamento II da capital.

PUBLICIDADE

publicidade

A ambição mantém-se invicta para os jornalistas de Coimbra que reconhecem que o percurso para o objetivo de vencer também depende das exibições das outras equipas: A Bola, RTP Lisboa, BTV, SIC Lisboa, TVI Lisboa, Diário Económico, RTP Porto, Sport TV Porto.

Este sábado, vai ser ainda disputada a MediaCup Ladies entre uma seleção de jornalistas do norte contra uma do sul do país.

PUBLICIDADE

Para além dos jornalistas vão estar em ação antigos profissionais de futebol como é o caso de Paulo Madeira, Rebelo e Vargas, só para referir alguns.

MELHOR DEFESA NACIONAL

Na primeira parte da prova, destinada a profissionais da comunicação social, a formação de Coimbra destacou-se ainda como a melhor defesa (cinco golos sofridos) a nível nacional, com o guarda-redes João Paulo Henriques a assinar exibições constantes e seguras aliadas às referências sólidas dos seus companheiros de defesa.

‘PÉ QUENTE’

Os craques do CJC/Efapel mostraram igualmente ‘pé quente’ ao serem o segundo melhor ataque de todos os grupos, com 22 golos apontados. Neste capítulo, Adriano Sousa, coroou as exibições com 10 tentos, o que lhe valeu a vice-liderança da Bota d’Ouro, a apenas um golo do melhor marcador. Marco Cruz (6), Marco Andrade (3), Camilo Soldado, Romeu Carvalho e André Neves (todos com um cada) assinaram os restantes golos

«Em cinco jogos conseguimos quatro vitórias e um empate, fruto de jogos de qualidade, em que os índices de motivação e confiança dispararam a partir do final do primeiro confronto», atesta Carlos Sousa. O treinador do CJC/Efapel destaca, por outro lado, que «as incursões a Gaia não foram encaradas como se de uma visita relâmpago se tratasse, mas sim com a convicção que o esforço e abnegação acarretariam inevitáveis frutos».

A atitude dos nossos jogadores tem sido inexorável, os quais sabem que os triunfos só se constroem com muita união»

O primeiro ano foi encarado como um «processo de aprendizagem», pelo que esta segunda participação na MediaCup – reforça Carlos Sousa – foi programada com «ambições redobradas» para estar na «decisão do título» em Coimbra.

«A atitude dos nossos jogadores tem sido inexorável, os quais sabem que os triunfos só se constroem com muita união», destaca o ecuménico treinador dos jornalistas de Coimbra.

Este sábado os microfones, as câmaras, as canetas e os blocos de apontamentos ficam nas redações para «honrar os compromissos assumidos»com os parceiros deste projeto.

«Muitos nos prezam os apoios da Efapel, Câmara Municipal de Coimbra, Associação Desportiva e Cultural da Adémia e do Caspae», sublinha Carlos Sousa que deseja – ainda e sempre – a ‘sorte grande’:

«Pretendemos que a segunda e derradeira fase da Liga MediaCup/Totobola nos possibilite apostar no “joker” nos jogos previstos para o período da amanhã, para que o “jackpot” nos presenteie à tarde, na final».

Muitas noites foram pouco dormidas para representar um emblema que nasceu com o propósito de fortalecer a amizade entre os jornalistas dos mais diversos órgãos de comunicação social da cidade do conhecimento. À primeira participação do CJC/Efapel na MediaCup, seguiu-se a Taça da mesma competição com a formação de Coimbra a subir ao pódio, alcançando o terceiro degrau. Isto já depois de uma imaculada fase no Norte.

«Conseguimos o nosso primeiro objetivo que era a qualificação para a fase final em “nossa casa” depois de andarmos a fazer 200 quilómetros por jornada», explica Miguel Ângelo Marques.

Se estivermos ao nosso nível e a nossa “estrela” – Adriano Sousa – nos continuar a brindar com boas exibições e golos, tudo pode acontecer»

O capitão de equipa reconhece as «dificuldades» que acolhem os encontros da Fase Final da MediaCup, mas sublinha que agora tudo pode«acontecer».

«Se estivermos ao nosso nível e a nossa “estrela” – Adriano Sousa – nos continuar a brindar com boas exibições e golos, tudo pode acontecer».

A chave do sucesso utilizada na fase de grupos voltará a ser empunhada em Taveiro pelo CJC/Efapel.

«Primeiro temos de em campo e continuar a defender bem como até aqui», reconhece Miguel Ângelo Marques, acrescentando que será necessário também «atacar melhor».

«Depois se alcançarmos as meias-finais», remata o capitão, «seremos candidatos a ganhar o troféu assim como as outras 3 equipas».

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE