Politécnico

Clínica do Politécnico de Coimbra vai reabrir uma década depois

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-12-2022

A Clínica do Politécnico de Coimbra vai reabrir na próxima semana, dez anos depois do encerramento, anunciou o IPC em comunicado enviado ao Notícias de Coimbra.

PUBLICIDADE

A reabertura da Clínica IPC, situada no Campus da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, junto ao ginásio e ao campo de rugby realiza-se dia 12 de dezembro. O momento vai ser assinalado com uma visita às instalações com a presença do presidente do IPC, da presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSCentro), bem como dos presidentes das Escolas do IPC, do administrador dos SASIPC, dos presidentes das Associações de Estudantes, da equipa do Presidência do IPC, da equipa dos SASIPC e da equipa clínica.

Esta valência volta a estar disponível, após 10 anos do seu encerramento, para prestar serviços de saúde de proximidade à comunidade do IPC, integrando a Unidade de Saúde e Bem-estar dos Serviços de Ação Social (SASIPC) e o Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental.

PUBLICIDADE

A Clínica IPC oferece aos estudantes um conjunto de consultas de Medicina Geral e Familiar, Medicina Dentária, Psiquiatria, para além de Psicologia que já desenvolve há mais de 20 anos. Estas consultas já estão disponíveis desde outubro passado. Muito brevemente prevê-se a oferta de consultas de Nutrição e Fisioterapia, para além de um conjunto de programas de promoção da saúde e de prevenção da doença, como por exemplo na saúde da visão. Para este efeito foi colocado à disposição dos estudantes um “Plano de Saúde IPC”, de livre adesão e de baixo custo.

O Serviço de Saúde Ocupacional e Ambiental assegura neste espaço da Clínica, consultas de Medicina do Trabalho à comunidade docente e não docente do IPC, já em atividade há mais de três anos.

PUBLICIDADE

A integração destes dois serviços na Clínica IPC perspetiva-se num plano de otimização de infraestruturas, de recursos e das valências instaladas, com descentralização de algumas das suas atividades pelas várias escolas do IPC. Esta Clínica conta com o apoio da ARS Centro assim como, num futuro próximo, contará com a parceria protocolar com outras unidades de saúde de Coimbra.

O dia 12 de dezembro foi escolhido simbolicamente para a reabertura da Clínica IPC por se comemorar neste dia “O Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde”, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2017, com o “objetivo de consciencializar sobre a necessidade de sistemas de saúde fortes e de uma cobertura universal com parceiros de várias áreas. Este dia promove o acesso universal a cuidados de saúde acessíveis e de qualidade, tendo em conta o seu impacto para o desenvolvimento internacional sustentável”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE