Cidade

Clã e Diego Miranda no Revéillon de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-11-2015

Clã, na Praça do Comércio, e Diego Miranda, no Largo da Portagem, são as duas atracções do réveillon conimbricense. cmcfim

PUBLICIDADE

O programa das festas de passagem de ano 2015/16 foi anunciado hoje, 23 de novembro,  por Manuel Machado, Carina Gomes e Carlos Cidade.

Para além dos Clã e de Diego Miranda, também actuam Francisco Cunha, Kremlin e o colectivo Revival Night, numa noite que terá 9 minutos de fogo de artificio e a habitual corrida de São Silvestre.

PUBLICIDADE

publicidade

O município está disponível para pagar 21 600 Euros para o DJ Diego Miranda actuar no Largo da Portagem e 16 300 para Euros o grupo Clã se apresentar na Praça do Comércio, valores a que acresce IVA à taxa legal. Ao todo, o programa de Natal e Fim de Ano custa mais de 100 000 Euros.

Segundo Manuel Machado, este programa, denominado Luzes Sobre a Baixa de Coimbra, não está fechado. Conta ter, por exemplo, a colaboração voluntária de Paulo Eno (Paulo Marques, também conhecido por Spiderman), funcionário municipal. que agora se encontra aposentado.

PUBLICIDADE

O programa deste ano foi alargado em relação ao ano passado. Decorrerá entre 27 de novembro e 9 de janeiro de 2016 e pretende superar o êxito das duas edições anteriores, conforme destacou Manuel Machado. O edil reforçou esta ideia, dizendo mesmo que houve um esforço para fazer melhor, voltando a juntar neste programa atividades culturais e desportivas.

Com estas iniciativas, cujos eventos terão, maioritariamente, lugar no centro da cidade (Praça do Comércio, Praça 8 de Maio e Portagem), a ideia é fazer-se uma “sociabilização do espaço património mundial da humanidade”, segundo o presidente da CMC.

Manuel Machado não deixou de referir outros pontos relevantes do programa de Natal e Fim de Ano, como a 38ª Corrida de S. Silvestre, que se disputará a 27 de dezembro. Falou ainda do famoso presépio de Cabral Antunes, com peças recuperadas e que vai ficar visível na montra do edifício do Chiado, além daquele que tradicionalmente fica instalado na Companhia de Bombeiros Sapadores.

Manuel Machado disse ainda nesta conferência de imprensa que o  Centro de Congressos e Convenções do Convento de S. Francisco deverá ficar concluído em 31 de dezembro.

O vereador do Desporto, Carlos Cidade, falou daquela que é a segunda corrida de S. Silvestre mais antiga do país, para a qual, como referiu, já existem muitas inscrições, inclusive de atletas que podem vir a participar nos próximos jogos olímpicos. Carlos Cidade referiu ainda que esta corrida, aberta a todos, tem uma componente de participação aberta a todos e por isso haverá também uma caminhada de 5 km.

A encerrar a conferência de imprensa, a vereadora da Cultura, Carina Gomes, alertou para o facto de o programa não estar ainda totalmente fechado, uma vez que existem conversações com a Associação de Promoção da Baixa de Coimbra para incluir mais algumas atividades.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE