Empresas

Citroën AMI – 100% ëlectric está a chegar a Coimbra

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-02-2021

O desenvolvimento inteligente foi um dos aspetos que guiou o design do Citroën AMI – 100% ëlectric, uma filosofia que teve em conta áreas como o conforto para dois ocupantes, as prestações, quer para uso urbano, quer para o ambiente rural, a sustentabilidade e a necessidade de garantir um preço acessível para o maior número possível de pessoas. A simetria foi a chave para dar uma solução atrativa a todas estas necessidades. Além de ser um elemento que define a estética e a personalidade deste novo objeto de mobilidade, chamado a revolucionar as ruas dos grandes centros urbanos e periurbanos, também facilita e torna mais acessível a eventual troca de peças.

PUBLICIDADE

O caminho iniciado pelo Citroën AMI ONE concept reflete-se em elementos como as amplas portas da sua versão de série, o Citroën AMI – 100% ëlectric. São idênticas e abrem-se de um modo simétrico: antagónico do lado do condutor e de forma clássica do lado do acompanhante. Deste modo, assegurou-se um acesso simples e confortável a bordo, sem a necessidade de forçar posturas para ocupar o assento. As duas janelas laterais fixas, semi-basculantes, seguem a mesma lógica.

Para além das escotilhas, a simetria exterior prolonga-se a elementos como os para-choques dianteiro e traseiro ou às proteções da carroçaria, que são as mesmas na frente e na traseira no Citroën AMI. Cada componente da carroçaria combina robustez e qualidade de construção.

PUBLICIDADE

A vontade de racionalizar o número de materiais e elementos, mantendo um estilo moderno, simpático e acolhedor, também se pode encontrar no habitáculo. No posto de condução, a estética axadrezada utilizada na instrumentação apresenta os dados mais importantes, como a velocidade ou a autonomia, para leitura instantânea. À direita do volante reservou-se uma zona específica para o smartphone, que se converte no ecrã principal e dá acesso à navegação e à música.

Em prol do espaço e da facilidade de movimentos, os dois bancos simétricos estão localizados de uma forma escalonada, com o do condutor colocado sobre calhas, com regulação longitudinal, e sendo fixo o do passageiro.

PUBLICIDADE

publicidade

Toda esta aposta na simetria e na eficiência converte o Citroën AMI – 100% ëlectric num objeto que rompe com os paradigmas. É 100% elétrico, confortável e feito à medida das necessidades das pessoas, pode ser conduzido a partir dos 16 anos, responde à procura de uma mobilidade ágil e sem restrições para os centros das grandes cidades, oferecendo uma solução disruptiva e totalmente adaptada. As suas amplas superfícies vidradas e o seu teto panorâmico permitem desfrutar do ambiente num habitáculo confortável, fechado e perfeitamente climatizado.

100% elétrico e com dimensões ultracompactas (comprimento de 2,41 m e diâmetro de viragem de apenas 7 m), o Citroën AMI privilegia efetivamente a agilidade nas deslocações, a facilidade das manobras e uma grande facilidade de estacionamento, aspetos determinantes para uma utilização em zonas populacionais.

O lançamento em Portugal do  Citroën AMI – 100% ëlectric está previsto para o segundo trimestre de 2021.

Poderá ver esta e outras viaturas Citroën no Grupo Automóveis do Mondego com espaços em Coimbra, Cantanhede e Figueira da Foz.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE