Coimbra

Cirurgia à anca no Hospital da Luz Coimbra. Técnica cirúrgica permite rápida recuperação!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-04-2019

O Hospital da Luz Coimbra (HLC) realizou pela primeira vez abordagem cirúrgica na artoplastia da anca utilizando a via anterior direta.

PUBLICIDADE

Armando Pires, ortopedista do HLC, liderou a equipa que realizou recentemente uma artoplastia da anca, através de abordagem cirúrgica utilizando a via anterior direta.

PUBLICIDADE

A unidade hospital frisa que a “artroplastia total da anca é um procedimento amplamente realizado para tratamento da coxartrose, oferendo excelentes resultados no alívio da dor e melhoria da função. Esta cirurgia pode ser realizada por diferentes vias de abordagem, sendo que estas têm impacto direto na recuperação do doente no pós-operatório imediato e tardio, assim como na funcionalidade da prótese e dor pós-operatória”.

A realização da artroplastia total da anca por via anterior direta é uma cirúrgica minimamente invasiva, adianta o hospital em comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o hospital, esta abordagem é feita através de uma pequena incisão (7 a 8 centímetros) na parte da frente da anca (bikini incision) e por aí é substituída a articulação afastando os músculos pelos seus planos anatómicos naturais, sem necessidade de desinserir músculos ou tendões.

“A via anterior direta oferece uma menor agressão cirúrgica, o que lhe confere algumas vantagens: menor lesão dos tecidos moles, menor perda de sangue intra e pós-operatória, diminuição da dor pós-operatória, do período de estadia hospitalar e recuperação mais rápida da capacidade de marcha. Tendo estas vantagens em conta, é possível que os doentes voltem à sua atividade diária pouco tempo após a cirurgia com um menos risco de luxações e outras complicações. Em média o internamento será de 1 a 2 dias” explica o ortopedista Armando Pires.

A abordagem anterior direta revela-se um procedimento seguro para os doentes, com colocação precisa dos componentes e baixas taxas de complicações. O doente tem que recuperar apenas do procedimento cirúrgico, mas não da abordagem, o que permite uma recuperação precoce sem restrição de movimentos ou permissão de carga e significativo ganho de mobilidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE