Coimbra

Círculo de Artes Plásticas de Coimbra acolhe exposição sobre Delfim Amorim

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-09-2018

O Círculo de Artes Plásticas de Coimbra inaugura na sexta-feira, no Espaço Sereia,  uma exposição que procura dar visibilidade ao arquiteto português Delfim Amorim, com obra no Brasil e em Portugal, mas pouco conhecido no seu país de origem.

PUBLICIDADE

A exposição retrata diversas dimensões da carreira do arquiteto natural da Póvoa de Varzim, tendo uma sala dedicada a casas de Delfim Amorim em Portugal, outra em torno de peças de mobiliário desenhadas pelo próprio e ainda uma sala dedicada aos painéis de azulejo em edifícios no Brasil, onde morreu, em 1972.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não é um arquiteto conhecido, mas é muito importante. Leva as referências portuguesas para o Brasil e foi contemporâneo de grandes arquitetos portugueses, como Fernando Távora. Faz parte de uma geração em Portugal que quis trazer o moderno para o país, quando o Estado Novo queria nacionalizar a dita arquitetura portuguesa”, disse à agência Lusa Luís Miguel Correia, um dos curadores da exposição, a par de Luiz Amorim, José António Bandeirinha, Carolina Coelho e Bruno Gil.

Segundo o professor do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, Delfim Amorim acaba por construir “uma obra gigantesca no Brasil”.

PUBLICIDADE

“Está-se a tentar dar luz a este arquiteto menos referenciado em Portugal, mas muito referenciado no Brasil, onde é uma figura muito importante”, vincou.

De acordo com Luís Miguel Correia, a primeira sala da exposição é dedicada às obras criadas em Portugal até 1951 (ano em que parte para o Brasil), construídas essencialmente na zona norte do país.

Na segunda sala, estará exposto um conjunto de peças de mobiliário originais desenhadas por Delfim Amorim.

Também na exposição haverá uma sala que se centra na obra do arquiteto no Brasil, destacando a azulejaria, através da reprodução de painéis de azulejos, acompanhados por fotografias dos edifícios onde estes foram aplicados.

Na exposição, será ainda projetado um filme com o testemunho do próprio arquiteto Delfim Amorim.

Esta exposição foi organizada pelo Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, e pelos programas de Pós-Graduação e Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco e de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE