Desporto

Circuito das Beiras volta 120 anos depois às estradas da Região Centro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 12-01-2023

A prova de desporto automóvel, Circuito das Beiras,  vai ser recriada em setembro para assinalar os 120 anos da  prova épica que em 1903  ligou Coimbra, Castelo Branco, Guarda  e tem como embaixador o piloto conimbricense Filipe Albuquerque.

PUBLICIDADE

A primeira prova em Portugal por etapas, que  ligou o litoral ao interior da região Centro, realiza-se de 14 a 17 de setembro, pelas mãos do Clube Escape Livre, com o apoio das Câmaras Municipais de Coimbra, de Castelo Branco e da Guarda.

Trata-se de “um circuito que tem como ponto de partida e chegada a cidade dos estudantes, e conta com passagens por Castelo Branco e Guarda, num total de cerca de 440 quilómetros e levará para a estrada carros clássico, muitos pré-guerra, avança, o presidente do Clube Escape Livre,

PUBLICIDADE

publicidade

Luís Celínio Antunes refere que as inscrições abriram hoje, estando previsto um máximo de cerca de 40 equipas nesta “prova épica” de desporto automóvel e têm um custo de 800 euros por participante.

As inscrições para a prova, que vai decorrer entre 14 e 17 de setembro, abriram hoje, estando previsto um máximo de cerca de 40 equipas, anunciou hoje Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, entidade que vai organizar o Circuito das Beiras, em parceria com os municípios de Coimbra, Castelo Branco e Guarda.

PUBLICIDADE

O responsável explicou que a organização pretende ter 20 carros fabricados até 1942 e os restantes até 1968 (os anos são definidos pelas classes estipuladas pela Federação Internacional do Veículo Antigo).

Em 1903 a prova foi ganha por um dos nomes mais conhecidos do automobilismo à época, Tavares de Melo, importador para Portugal dos automóveis Darracq, foi num carro desta marca que venceu o percurso.

A primeira inscrição neste evento pertence ao Museu do Caramulo, que  vê Tiago Patrício Gouveia conduzir um Darracq de 1902.

No entanto, são esperados participantes de Portugal e de Espanha, avança a organização.

Para além dos municípios, o Circuito das Beiras terá também outros parceiros, como o Museu do Caramulo, o Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, Clube de Automóveis Antigos de Castelo Branco e o Automóvel Clube de Coimbra.

A ideia é continuar a realizar esta prova nos próximos anos, já que “tem todas as características para continuar no futuro e promover estas cidades e este território”, frisa  Luís Celínio Antunes.

“É extremamente importante reviver o passado, mas projetando a cidade para o presente e para o futuro”, disse o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.

Já o autarca da Guarda, Sérgio Costa, considerou que o evento terá capacidade de “perdurar durante muitos e bons anos”, após uma primeira reedição do Circuito das Beiras.

A prova desportiva foi apresentada, esta quinta-feira, 12 janeiro, no Salão Nobre da Câmara de Coimbra.

Veja os diretos NDC:

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE