Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Ciência e natureza marcam férias das crianças do pré-escolar em programa municipal inédito

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 27-08-2020

As crianças dos jardins-de-infância da rede pública concelhia tiveram acesso, estas férias escolares, no mês de agosto, a um programa municipal de ocupação dos tempos livres diferente do habitual. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra quis proporcionar aos mais novos, dos 3 aos 6 anos, atividades diferenciadas, que privilegiassem o contacto com a natureza e com a experimentação ativa das ciências, contando, para isso, com a experiência do Exploratório Ciência Viva de Coimbra. O programa conta com a participação de 96 crianças e decorre no Centro Escolar da Solum Sul e no Exploratório. O vereador da Educação da CM Coimbra, Jorge Alves, visitou os dois locais e mostrou-se satisfeito com o resultado deste programa destacando que esta “é uma iniciativa inédita a nível nacional”.

PUBLICIDADE

Explorar a natureza e o Parque Verde do Mondego, a zona exterior do Exploratório, caixas de areia, uma cozinha onde se confecionam pratos com terra, uma zona de água, visitar as exposições existentes (uma particularmente interessante dedicada aos insetos), ver os pintainhos a nascerem na maternidade, experimentar e descobrir os sabores das frutas em pequenas bolas de gelado ou, simplesmente, fazer enorme bolas de sabão, são algumas das muitas e variadas propostas existentes neste programa de ocupação dos tempos livres. O programa tem início às 08h00 e termina às 18h30, permitindo, assim, que os pais exerçam as suas atividades profissionais em regime presencial, enquanto os seus filhos se divertem e aprendem num espaço com profissionais.  

PUBLICIDADE

publicidade

“Este é um programa que a Câmara Municipal desenvolve para ocupação dos tempos livres nas férias escolares dos meninos do pré-escolar, isto é, dos 3 aos 6 anos. O objetivo é termos um programa que os ocupe, pois é muito difícil haver atividades para os mais pequenos”, explicou Jorge Alves, adiantando que, este ano, a autarquia fez uma parceria com o Exploratório de forma a dar mais enfoque às atividades de exploração da ciência e realizadas ao ar livre. “É uma iniciativa inédita a nível nacional, a existência de um programa com uma oferta destas em agosto para meninos tão novos”, referiu o autarca, acrescentando que a iniciativa “está a correr muito bem, está a ser um sucesso, e serve também de formação para as nossas funcionárias dos jardins-de-infância, para que adquiram novas competências”.

 

PUBLICIDADE

Num ano particularmente difícil devido ao atual contexto da pandemia da COVID-19, a CM Coimbra quis, assim, proporcionar aos alunos do pré-escolar um programa de ocupação dos tempos livres diferente do habitual, que privilegiasse o contacto com o exterior e a realização de atividades de exploração da ciência. Um programa inteiramente financiado pela autarquia, que este ano foi realizado em parceria com o Exploratório.  “É uma iniciativa que se tem relevado uma enorme surpresa para nós, porque ter aqui cerca de 40 crianças por dia, com este entusiasmo e com esta alegria, é extraordinário”, afirmou o diretor do Exploratório, Paulo Trincão. “É um programa único no país”, reforçou.

O programa, inteiramente gratuito, contou com um total de 96 crianças inscritas e com uma média diária de 80 crianças presentes por dia, distribuídas pelo Centro Escolar Solum Sul e pelo Exploratório Ciência Viva de Coimbra, sendo ainda que as refeições de todos os participantes (lanche da manhã, almoço e lanche da tarde) são asseguradas pela CM Coimbra. O programa foi, ainda, realizado em cumprimentos de todas as normas de segurança impostas pelas autoridades de saúde.

A autarquia disponibilizou também, à semelhança dos anos transatos, refeições e ocupação dos tempos livres, durante julho e agosto, aos alunos mais carenciados do 1º Ciclo do Ensino Básico da rede pública concelhia, sinalizados pelas Comissões Sociais de Freguesia e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra. 

Recorde-se, ainda, que o Programa Municipal de Ação Social Escolar para o ano letivo de 2020/2021, que deverá abranger cerca de 15 mil crianças e jovens, prevê a gratuidade do serviço de refeições escolares (almoços e lanches da manhã e da tarde) para todos os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Uma forte aposta deste executivo, que pretende garantir a igualdade de oportunidades no acesso à educação, suavizar os orçamentos das famílias e valorizar a escola pública, sendo ainda um estímulo à natalidade e fixação de famílias no concelho. A aplicação deste programa municipal representa um investimento global superior a 9,3 milhões de euros em ação social escolar no próximo ano letivo, uma previsão superior em três milhões relativamente ao ano transato, sendo que deste valor cerca de 5,5 milhões de euros são para refeições (almoços e lanches), leite escolar e fruta escolar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com