Vamos

Ciência cidadã no regresso do ciclo Pontos nos iii ao Exploratório

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 01-02-2022
O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra retoma o ciclo Pontos nos iii – Science Beer Talks esta quarta-feira, 2 de fevereiro, às 18h30. A abrir o ciclo de conversas com investigadores da Universidade de Coimbra em 2022, vai estar Susana C. Gonçalves que, a propósito da exposição Desvio, na Science Photo Gallery do Exploratório, apresentará o projeto de Ciência Cidadã “Cogumelos na Cidade”. A entrada é livre, mas sujeita às medidas de segurança definidas pela Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

Esta quarta-feira, 2 de fevereiro, entre as 18h30 e as 19h30, voltamos a pôr os Pontos nos iii, no regresso do programa de conversas com investigadores. A sessão de abertura, em 2022, do ciclo de conversas com cientistas dos centros associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da Universidade de Coimbra, acompanhadas por cerveja artesanal Praxis, decorre no Exploratório, com a investigadora Susana C. Gonçalves.

A propósito do tema, é a própria investigadora quem afirma: “Cogumelos na Cidade é um jovem projeto de biodiversidade e conservação urbanas, que, na sua componente de ciência cidadã, se encontra alojado na plataforma Biodiversity4All, o nó português do iNaturalist.org. O objetivo do projeto é mapear a diversidade de cogumelos na cidade de Coimbra, e a nossa missão é ajudar os cidadãos a documentar e a desfrutar da diversidade de macrofungos à nossa volta”.

PUBLICIDADE

Até agora, explica Susana C. Gonçalves, “foram registadas mais de 1300 observações feitas por 92 pessoas e validadas por 156 identificadores, que correspondem a aproximadamente 260 espécies (das quais cerca de 170 com grau de pesquisa). Os cogumelos são a parte visível de um grupo de organismos muito diverso e importante, os fungos, ainda muito negligenciados em conservação”.

Em Coimbra, refere a investigadora, é possível “encontrar cogumelos fantásticos à espera de cativar quem se detenha a observá-los.  Acreditamos que esse é o primeiro passo para inspirar as pessoas a proteger estes organismos sem os quais a vida na Terra seria insustentável”. Assim, fica o convite: junte-se a nós para uma cerveja (sabia que sem fungos não havia cerveja?), fique a conhecer melhor este projeto de ciência cidadã e saiba como poderá participar.

PUBLICIDADE

publicidade

Doutorada em Biologia pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC), na área da Ecologia, Susana C. Gonçalves é investigadora no Centro de Ecologia Funcional da UC. Coordena o MyCoLAB, laboratório cuja missão é contribuir para o conhecimento da diversidade e ecologia dos fungos, comunicar sobre a sua importância e contribuir ativamente para a sua conservação, incluindo em contextos aplicados, e preside ao Conselho Europeu para a Conservação dos Fungos (ECCF) e é membro do Comité de Conservação dos Fungos da Comissão para a Sobrevivência das Espécies da IUCN (em português, União Internacional para a Conservação da Natureza).

Pontos nos iii – Science Beer Talks é um programa anual de conversas com cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra (III UC), que, durante uma hora, conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE