Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Câmaras

Cidades irmãs (re)unidas

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 13-06-2013

 irmãs de coimbra

PUBLICIDADE

Na sessão oficial do 1.º encontro de cidades geminadas com Coimbra, o Presidente João Paulo Barbosa de Melo explicou os objetivos desta iniciativa e transmitiu aquela que é a sua visão sobre as parcerias institucionais.

“Que este encontro seja um marco na relação entre as nossas cidades e sirva para desenvolver um trabalho conjunto que envolva as nossas instituições, empresas e universidades”, afirmou o Presidente do Município de Coimbra no discurso de abertura deste encontro. “Precisamos uns dos outros para sermos mais fortes e o pragmatismo a que a atual conjuntura nos obriga aconselha a que estas parcerias sirvam essencialmente para o desenvolvimento de novas cumplicidades e de projetos mobilizadores”, continuou.

PUBLICIDADE

publicidade

Partilhando a sua visão sobre as essência dos acordos de geminação, Barbosa de Melo recordou que muitas das histórias que estão na origem destas relações se perdem no tempo e que, portanto, os responsáveis políticos têm o dever de olhar para estes acordos, avaliá-los e dinamizar aqueles que se mantêm “vivos”. “Devemos refundar estas geminações com base na promoção de projetos comuns associados à gestão urbana, à cultura, ao investimento e à educação. Todos temos a experiência de viajar pelo mundo e de ter acesso a uma montra de boas práticas em qualquer uma destas áreas. Temos, assim, o dever de perceber o que se faz de melhor e de aprendermos uns com os outros”, argumentou o autarca, que concluiu dizendo que esta deve ser a essência das parcerias internacionais.”

Esta sessão de abertura decorreu ao longo da manhã, com cada uma das nove delegações a fazer uma apresentação da sua cidade e a partilhar alguns dos principais projetos que estão a desenvolver. Aix-en-Provence (França), Beira (Moçambique), Damão (Índia), Esch-sur-Alzette (Luxemburgo), Fez (Marrocos), Santa Clara da Califórnia (EUA), Santiago de Compostela (Espanha), Mindelo (Cabo Verde) e Yaroslavl (Rússia) são as cidades que se fazem representar neste encontro.

PUBLICIDADE

Pelass 14:30, as representações das cidades estiveram no Colégio de S. Bento, na Universidade de Coimbra, para serem recebidas pelo Reitor, que fez uma apresentação da candidatura do conjunto Universidade, Alta e Sofia a património mundial da UNESCO. Seguiu-se uma visita aos pontos mais emblemáticos da UC e o dia termina com visita ao Museu Nacional Machado de Castro e jantar no Loggia. O Coro Alma de Coimbra protagonizou um momento musical no terraço do restaurante no encerramento deste primeiro dia.

A manhã do segundo dia está reservada para visitas de trabalho às empresas Critical Software e Bluepharma. Está ainda prevista uma apresentação do IPN às delegações. Da parte da tarde, algumas delegações têm reuniões agendadas para tratarem de assuntos mais específicos, nas áreas empresarial, educação e outras, em que possam beneficiar da cooperação com Coimbra.

Das 21 cidades que mantêm acordo de geminação com Coimbra, há mais quatro cidades que não podem estar presentes neste encontro por compromissos anteriormente assumidos, mas com as quais se tem cultivado uma relação estreita. É o caso de Halle (Alemanha), Lund (Suécia), Pádua (Itália) e Díli (Timor Leste), que lamentavelmente não têm possibilidade de estar nesta primeira edição do Coimbra Sister Cities International Meeting.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com