Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Cidade com Fim de Ano “Lixado” por Sindicato!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-12-2016

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) recorda que, tal como previsto, não haverá recolha de resíduos e limpeza urbana no feriado de 1 de janeiro.

PUBLICIDADE

lixo

Nesse sentido, volta a solicitar aos munícipes a contenção possível na deposição de resíduos neste dia.

PUBLICIDADE

publicidade

Na véspera do feriado – dia 31 de dezembro -, a recolha de resíduos e limpeza urbana culminará mais cedo do que habitual devido ao encerramento antecipado das instalações da ERSUC, destino final dos resíduos recolhidos.

Acresce a estas contingências o facto de ter sido decretada uma greve para o período entre 30 de dezembro e 2 de janeiro.

PUBLICIDADE

A greve foi decretada no passado dia 15, pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionários e Afins (STAL) apenas para a Divisão de Ambiente do Município de Coimbra, o que, a concretizar-se uma adesão significativa, poderá agravar a acumulação de resíduos.

Em declarações à agência Lusa, difundidas pelo Público, Aníbal Martins, da direcção regional de Coimbra do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STALR), afecto à CGTP, disse que a greve “vai afectar a Passagem de Ano” e justifica-a com a situação laboral dos trabalhadores da divisão de Ambiente da Câmara Municipal.

Numa nota de imprensa, o sindicato adianta que os trabalhadores reclamam o pagamento de 3,5 horas semanais “feitas a mais” durante seis anos (desde 2007 a 2012) e o gozo de dias de folga “acumulados desde 2004” e que a Câmara Municipal de Coimbra “insiste em reter, não lhe reconhecendo o legitimo direito”.

Carlos Cidade afirmou a NDC que o Supremo Tribunal Administrativo deu provimento ao recurso da Câmara, pelo que não há que pagar aquilo que não é devido, apesar do Sindicato querer ignorar as decisões judiciais.

Carlos Cidade garantiu  que nas áreas onde vão decorrer os festejos de fim de ano não haverá nenhum problema com limpeza, dado que são zonas adjudicadas à empresa privada SUMA.

Durante a noite de Fim de Ano, a CMC afirma que tem assegurada a limpeza da Baixa, área onde decorrem os espetáculos integrados no programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra – Natal e Fim de Ano 2016”, com focos principais na Portagem, Praça do Comércio, Praça 8 de Maio e Terreiro da Erva.

Nesse âmbito, a sentina das Escadas de São Bartolomeu estará aberta até às 4h00. Já as sentinas do Penedo da Saudade e do Quebra-Costas estarão encerradas no dia 1 de janeiro.   

Por seu turno, o Cemitério da Conchada manter-se-á aberto no primeiro dia do ano, cumprindo o seu horário normal de funcionamento.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com