Câmaras

Cidadãos Por Coimbra questiona Câmara sobre ajustes directos a camaradas do PS

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 26-05-2014

Em comunicado enviado a NDC Cidadãos Por Coimbra (CPC) lamenta que apesar dos  sistemáticos pedidos que o seu vereador Ferreira da Silva tem dirigido ao Presidente da Câmara sobre a evolução do processo de conclusão das obras do Convento de São Francisco, mais uma vez não houve uma informação rigorosa e cabal, que possa permitir vislumbrar a sua abertura à cidade, em tempo razoável.

PUBLICIDADE

“No entanto, apesar deste silenciar de informação,  que o CPC considera muito relevante, contam que souberam pela comunicação social (NR: informação O Sexo e a Cidade/Notícias de Coimbra), da contratação por ajuste direto, da empresa J. Aidos Consultoria e gestão de projectos Lda. para, designadamente, preparar o futuro modelo de gestão e projeto artístico / serviço educativo.

O CPC não pode deixar de censurar politicamente o uso e abuso de celebração de contratos de prestação de serviços, por ajuste direto, quando representam valores, como no caso, superiores a 45.000,00€, sem que o assunto seja levado a reunião camarária para deliberação. E, mais do que isso, sem que a contratação seja sequer dada a conhecer aos vereadores, como tem vindo a acontecer, reiteradamente, nos últimos meses, após a aprovação do parecer prévio genérico que autoriza o Presidente a celebrar contratos até 75.000,00€.

PUBLICIDADE

publicidade

Também a adjudicação por ajuste direto de serviços de segurança do Convento de São Francisco, após a aprovação pela CMC de um concurso público para o mesmo efeito, mereceu uma chamada de atenção do vereador do CPC, sem que o Presidente da Câmara desse qualquer esclarecimento. (NR: notícia NDC)

O CPC afirma que se trata de “violação grave das mais elementares regras da transparência e da democraticidade interna da Câmara que deve merecer o repúdio dos cidadãos”.

PUBLICIDADE

Por tudo isto, o vereador do CPC apresentou para deliberação da Câmara uma proposta que obrigue a que seja dado conhecimento, em curto prazo, aos vereadores da oposição de todos os contratos celebrados, para além do mais, ao abrigo daquele parecer genérico.

Finalmente, o CPC reitera a sua proposta de que a definição do projeto de gestão e de programação do Convento de São Francisco deve ser feita através de um concurso público, ao mesmo tempo que deve envolver ativamente os atores culturais do concelho de modo a garantir um projeto cultural integrado e não apenas para um dos seus equipamentos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE