CpC quer “Rápido” entre Sobral de Ceira e Estação Nova

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 15-09-2017

O candidato à Câmara Municipal pelo movimento ‘Cidadãos por Coimbra’ (CpC), Jorge Gouveia Monteiro, defendeu hoje a criação de uma linha rápida no antigo canal do comboio, entre Sobral de Ceira e Estação Nova.

PUBLICIDADE

coimbraB2

“Os SMTUC [Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra] baixaram muito na procura, com uma perda muito grande para o transporte individual”, justificou hoje Jorge Gouveia Monteiro, que falava à agência Lusa numa ação de pré-campanha à frente da Câmara Municipal, na Praça 8 de Maio.

PUBLICIDADE

Face à necessidade de “recredibilizar o transporte coletivo” na cidade, o candidato pelo movimento Cidadãos por Coimbra defendeu o aproveitamento do antigo canal do comboio, “no atual corredor do metro”, para a criação de uma linha rápida, dedicada exclusivamente ao transporte coletivo, entre Sobral de Ceira e a Estação Nova, passando pela Solum e Rua do Brasil.

“Seria uma revolução completa para milhares de pessoas que vêm de nascente, que podiam estar no centro em dois ou três minutos”, referiu.

PUBLICIDADE

publicidade

O candidato sublinhou que esta linha rápida permitia já “preparar” a entrada em funcionamento da solução de mobilidade anunciada pelo Governo entre Lousã e Coimbra.

Para além dessa medida, será também necessário “pôr a funcionar parques dissuasores na estação velha, na Relvinha e nas Lages – a periferia imediata da cidade – para as pessoas virem nos transportes coletivos” para o centro de Coimbra, propôs.

Para Jorge Gouveia Monteiro, a solução de mobilidade em Coimbra não poderá passar pela criação de mais parques de estacionamento, nomeadamente silo-auto.

O movimento CpC defende ainda uma revisão “geral” dos circuitos dos autocarros dos SMTUC, que tem hoje “um número de viaturas com qualidade suficiente” para garantir uma melhor resposta.

O cabeça de lista sublinhou ainda que é necessário “preparar a renegociação das concessões de transportes com os operadores privados”, considerando que os concessionários têm de garantir serviços mínimos ao fim de semana e à noite.

“As pessoas são mal servidas”, notou, considerando que se os privados não conseguirem dar resposta, os SMTUC podem “ir até Cernache, Assafarge, São João do Campo ou São Silvestre”.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE