Cidadãos por Coimbra perde vereador e quer “verificação ampla” da votação

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-10-2017

O ex-comunista Jorge Gouveia Monteiro, que falhou por 48 votos a eleição como vereador pelo Cidadãos por Coimbra (CpC), disse hoje que o movimento vai pedir uma “verificação ampla” dos votos apurados para a Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

gouveia monteiro

“O que está em jogo é o quinto vereador”, afirmou o cabeça de lista do CpC, indicando que o quinto mandato do PS no executivo foi atribuído a Carina Gomes, com mais 48 votos do que Jorge Gouveia Monteiro.

PUBLICIDADE

publicidade

O movimento Cidadãos por Coimbra, que em 2013 se estreou na Câmara Municipal, com a eleição do vereador José Augusto Ferreira da Silva, que há poucos meses foi substituído por Paulo Pereira, “espera a compreensão” da assembleia de apuramento geral.

A assembleia de apuramento geral dos resultados das eleições de domingo, do concelho de Coimbra, realiza-se na terça-feira nos Paços do Concelho, na Baixa da cidade, às 09:00, sob a presidência de um juiz.

PUBLICIDADE

“A votação no movimento ficou aquém do que pretendíamos e do nosso objetivo de termos uma Câmara mais plural”, lamentou Jorge Gouveia Monteiro, para concluir que, “apesar de tudo, o CpC manteve um bom corpo de eleitos locais”: dois na Assembleia Municipal (contra quatro em funções desde 2013) e “seis nas assembleias de algumas das principais freguesias urbanas” do concelho.

“Isto permite a continuação de uma forte intervenção junto da população”, lamentou.

Jorge Gouveia Monteiro, de 61 anos, antigo vereador da CDU na Câmara de Coimbra, apostou no seu regresso ao executivo após oito anos de ausência, agora na condição de independente nas listas do CpC.

O movimento, apoiado pelo Bloco de Esquerda, obteve resultados mais modestos nas zonas rurais, “sobretudo nas freguesias onde não concorreu”, acrescentou.

Licenciado em Direito, o ex-militante do PCP abandonou o executivo municipal em 2009, quando Francisco Queirós lhe sucedeu como vereador da CDU.

Queirós foi reeleito para um terceiro mandato como vereador da coligação entre comunistas e Verdes.

O PS ganhou as eleições para a Câmara de Coimbra com 35,46% dos votos.

Com cinco dos 11 mandatos, o PS somou quase mais 2.000 votos do que nas últimas eleições.

A coligação Coimbra Mais (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), que candidatou Jaime Ramos à liderança da autarquia, conseguiu três mandatos no executivo (26,56%).

Além da CDU, com um vereador eleito, e do movimento Somos Coimbra, de José Manuel Silva, com dois lugares no executivo, o movimento Cidadãos por Coimbra perdeu o mandato conquistado nas autárquicas de 2013, tendo averbado 7,02% dos votos.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE