Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ciclo “Mimesis” da Universidade de Coimbra com mais de 40 atividades

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 11-05-2021

A segunda edição do ciclo de teatro e artes performativas “Mimesis”, organizado pela Universidade de Coimbra, arranca no sábado e decorre durante um mês, com mais de 40 atividades espalhadas pela cidade.

PUBLICIDADE

“Uma coisa que marca este segundo ciclo é o esforço de retorno ao contacto direto com o público. Há espetáculos que manterão uma vertente híbrida, com apresentação ‘online’, mas a espinha dorsal é precisamente espetáculos ao vivo”, disse à agência Lusa o vice-reitor da Universidade de Coimbra (UC) Delfim Leão.

O ciclo termina em 15 de junho e conta com cerca de 40 espetáculos e seis eventos formativos.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Delfim Leão, nesta segunda edição, há um aprofundamento da relação entre a arte e a criação e a vertente formativa e de investigação na expressão dramática.

A iniciativa, com um investimento direto da UC de 30 mil euros, contou com mais de 60 candidaturas

PUBLICIDADE

Nela, participam “grupos da cidade, mas também de fora, seja da região ou de outras zonas do país e também de outros países”, frisou.

O espetáculo de dança “Urna”, de Camilla Morello, “Um Solo para a Sociedade”, da companhia Paulo Ribeiro, “O Grão Profundo e Outras Travessias”, da companhia brasileira Teatro Avatar, e “Tutano”, da associação Tarrafo, são algumas das propostas do ciclo.

Um trabalho em torno de Elis Regina, um espetáculo que dialoga entre a música, drama e pintura, uma palestra que é também um concerto de hip-hop onde se vai abordar o grafitti, performances sobre migrações ou uma visita guiada que reflete sobre o Portugal miscigenado são outras das atividades previstas num evento que conta com dança, teatro, um ciclo de cinema, um festival de arte performativa na Baixa e uma mesa redonda.

O ciclo vai passar por diferentes espaços da cidade, como o Jardim Botânico, Teatro Académico de Gil Vicente, Oficina Municipal do Teatro, Teatro Paulo Quintela, Casa das Artes Bissaya Barreto ou Centro de Artes Visuais, entre outros.

A iniciativa conta ainda com uma extensão a Alcobaça, para assinalar os 20 anos da instalação do Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra em Alcobaça (CESUCA), onde serão apresentados os espetáculos “Antígona”, pelo grupo Thíasos, e “Auto do Labirinto”, pela Portingaloise.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com