Coimbra

Chuvas levam Proteção Civil a acionar meios devido ao aumento do caudal dos rios Ceira e Mondego

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 10-01-2023

O rios Ceira e  Mondego voltaram a registar um aumento significativo do caudal no domingo e na segunda-feira, devido às fortes chuvas que se verificaram durante o fim de semana. Tal como informou o vereador Carlos Matias Lopes, na Reunião de Câmara de ontem, dia 09 de janeiro, houve necessidade de proteger bens e evacuar habitantes no Cabouco. No decorrer das operações, foram registadas 50 ocorrências e a presença, para sinalização dos perigos e controlo do tráfego, da Polícia Municipal (PM), com dois veículos e quatro agentes, a Polícia de Segurança Pública (PSP) com três veículos e seis agentes e a Guarda Nacional Republicana (GNR) com dois veículos e quatro militares.

PUBLICIDADE

O alerta de risco de cheias, devido ao aumento significativo do caudal do rio Ceira, foi dado pouco depois das 19h30 de domingo, dia 08 de janeiro, pelo comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís Tavares. A população do Cabouco foi, de imediato, avisada da situação pelo comandante da Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores (CMBS) de Coimbra, Paulo Palrilha, que, ao confirmar que o caudal continuava a aumentar, solicitou, ainda, à população local que estivesse atenta e tomasse medidas preventivas.

Deslocaram-se ao local o vereador responsável pelo pelouro da Proteção Civil da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Carlos Matias Lopes, o comandante do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), Nelson Antunes, o presidente da Junta de Freguesia de Ceira, Fernando Santos, e o comandante da CMBS, Paulo Palrilha.

PUBLICIDADE

Perante a evolução da situação no rio Ceira e rio Mondego, foram reforçadas as equipas de intervenção, de monitorização e de vigilância, através da CMBS Coimbra, dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e Brasfemes e da PM, e divulgado nas redes sociais do CM de Coimbra um aviso à população, com informação das vias interditas e as medidas preventivas e de proteção.

A informação remetida pelo SMPC, e divulgada pelo vereador na Reunião de Câmara, indica que as três companhias de bombeiros, Sapadores de Coimbra e Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, registaram um total de 50 ocorrências. E adianta, ainda, que a operação contou com a presença, para sinalização dos perigos e controlo do tráfego, da PM, com dois veículos e quatro agentes, da PSP, com três veículos e seis agentes, e da GNR, com dois veículos e quatro militares.

PUBLICIDADE

publicidade

Segunda a informação do SMPC, “foi feito o acompanhamento das diversas situações em curso, nomeadamente no Parque Verde, Cabouco, Ceira, Almalaguês, Antanhol, Assafarge, EN 110, EN 17 e diversas estradas municipais, num total de 185 km, das 20h00 às 05h00 do dia 9 de janeiro”. O SMPC indica, também, que foi necessário retirar três idosos das suas habitações na zona do Cabouco, tendo sido assegurado o seu alojamento.

Depois de priorizadas as necessidades de intervenção durante a madrugada, em coordenação com os serviços municipais, foram efetuadas intervenções no Moinho do Calhau, Ponte do Cabouco, Vendas de Beira, Ladeira do Batista, Quinta da Urgeiriça e Palheiros (estas duas últimas ainda em execução, à data do envio da informação pelo SMPC). Estão, ainda, previstas para esta semana intervenções na estrada junto da antiga Estação do Marco dos Pereiros; na rua do Brejo, em Trouxemil; nas Carvalhosas e Torres do Mondego; e em Bostelim, Brasfemes.

Os trabalhos foram realizados por funcionários municipais e foram utilizadas, para o efeito, uma giratória de rodas, uma giratória de rastos, uma retroescavadora; uma mini pá carregadora; três camiões; e um porta máquinas.

Tal como destacou o vereador Carlos Matias Lopes, a “interligação entre todos perante as diversas ocorrências”, bem como a proximidade e presença no terreno dos vários serviços contribuíram para o a pronta resposta.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE