Coimbra

CHUC vence o “Prémio Nacional de Boas Práticas em Saúde” de 2015

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 02-12-2015

A ” Unidade de Saúde Mental Comunitária do Pinhal Interior” do Centro de Responsabilidade Integrada de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), dirigido por António Reis Marques, conquistou o primeiro prémio da 9ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde, organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) e pelo Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

O prémio foi ontem entregue, em Lisboa, pelo Secretário de Estado da Saúde Manuel Delgado à Coordenadora da Unidade, Ana Araújo, numa cerimónia para o efeito.

O projecto mereceu o reconhecimento máximo do júri, dentre os 12 projectos finalistas oriundos de todo o país, graças à avaliação muito positiva do impacto do projecto em que o doente é colocado no centro do processo, reduzindo significativamente o recurso à urgência e ao internamento dos doentes seguidos por estas equipas.

PUBLICIDADE

O programa de “psiquiatria comunitária” na zona do Pinhal Interior começou há seis anos e é desenvolvido por de uma equipa multidisciplinar constituída por psiquiatras, psicólogos e enfermeiros do CHUC que se desloca semanalmente a centros de saúde e domicílios de doentes nesta região, pertença da área de influência deste centro hospitalar.

Esta edição do prémio foi norteada pelo Plano Nacional de Saúde 2012-2016, concretamente em três eixos estratégicos: cidadania em saúde; acesso e equidade em saúde e políticas saudáveis.

A este propósito Martins Nunes, Presidente do Conselho de Administração do CHUC refere: “O prémio de Boas Práticas em Saúde ora outorgado ao CHUC pela APDH constitui um motivo de satisfação pelo reconhecimento do esforço continuado que na área da saúde psiquiátrica vem sendo desenvolvido desde há vários anos.

PUBLICIDADE

publicidade

António Reis Marques, director do CRI de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUC, manifesta “uma enorme satisfação pelo prémio que ganhámos com este projecto. Mas tenho que dizer em primeiro lugar que nos enche de orgulho ser devido a uma avaliação de “Boas Práticas” o que significa que o que está a ser feito é entendido pelos peritos, como algo que está de acordo com correctos objectivos e com uma metodologia e um desempenho bem delineados e resultados de excelência. Este prémio é também fruto de um elevado padrão de exigência dos profissionais que são capazes de sair do conforto dos gabinetes do Hospital e se dispõem a ir ao encontro das necessidades das populações mais carenciadas e de maior dificuldade no acesso aos cuidados de saúde e principalmente da Saúde Mental”.

O Prémio de Boas Práticas em Saúde é uma iniciativa da APDH, da Direção-Geral da Saúde (DGS), da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e das Administrações Regionais de Saúde (ARS), e tem como principal objectivo dar a conhecer as boas práticas e replicar esses bons desempenhos em todo o sistema de saúde, suscitando o desenvolvimento de acções de mudança.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE