Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

CHUC tem o primeiro tomógrafo digital do Serviço Nacional de Saúde (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-12-2021

O primeiro tomógrafo com tecnologia digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS) entrou hoje em funcionamento nos Hospitais da Universidade de Coimbra. O equipamento vem substituir um outro, analógico, que estava ao serviço do hospital há mais de 16 anos. 

PUBLICIDADE

A PET/CT (Tomografia por Emissão de Positrões/Tomografia Computadorizada) é “uma tecnologia de imagem médica que nos dá informações importantíssimas sobretudo em oncologia, onde é uma das principais ferramentas”, referiu ao NDC Gracinda Costa, diretora do Serviço de Medicina Nuclear do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), à margem da sessão que assinalou a entrada em funcionamento do tomógrafo.

“Trata-se de uma ferramenta que está alinhada com a chamada Medicina Personalizada. O entusiasmo da comunidade médica é tão grande, que as indicações para esta técnica de imagem estão em franca expansão, sendo atualmente realizada também em contextos inflamatórios, em várias doenças neurológicas e em patologia cardíaca”, lê-se numa nota do CHUC.

PUBLICIDADE

publicidade

O equipamento tem “caraterísticas tecnológicas” que permitem “obter melhor imagem em menos tempo de aquisição e em menor dose de exposição, de radiofármaco, para o doente”, sublinhou a diretora, dando conta que o aparelho já existe nalguns privados, mas é o primeiro do Serviço Nacional de Saúde.

“É um passo importante para o SNS, para Coimbra e para o ecossistema em que está inserido, na vertente académica e de saúde”, afirmou Carlos Santos, presidente do conselho de administração do CHUC.  “É um exemplo magnífico da colaboração entre a academia e um hospital universitário”, sustentou, lembrando que a entrada em funcionamento da PET “resulta de um projeto liderado pela Universidade de Coimbra através do ICNAS (Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde) no âmbito da rede da BIN (Brain Image Network), num processo de aquisição que tinha como objetivo dois equipamentos”. Um dos tomógrafos já está instalado no ICNAS e é mais orientado para a investigação e agora este do CHUC.

PUBLICIDADE

A sessão que assinalou hoje a entrada em funcionamento da PET/CT contou ainda com a presença de Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra (UC), do diretor da Faculdade de Medicina da UC, Carlos Robalo Cordeiro, do presidente do Centro Académico Clínico de Coimbra, Joaquim Murta, do coordenador da BIN (Rede Nacional de Imagiologia Funcional Cerebral), Miguel Castelo-Branco, assim como do Diretor do ICNAS, Antero Abrunhosa, Vice-Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e do Conselho Diretivo do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico. Esteve ainda presente um representante da Siemens.

O investimento para o projeto ascendeu a vários milhões de euros, e foi cofinanciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Os dois tomógrafos digitais, agora instalados, vão “aproximar ainda mais o Hospital da Universidade, tendo como suporte o Centro Académico Clínico de Coimbra, permitindo, assim, uma colaboração mais profícua entre os profissionais de saúde e os investigadores”, sublinham os envolvidos.

 

Veja o direto NDC com Gracinda Costa, diretora do Serviço de Medicina Nuclear:

Veja o direto NDC com Carlos Santos, presidente do Conselho de Administração dos CHUC:

Conheça o primeiro tomógrafo digital do SNS português:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com