CHUC tem mais quatro Centros de Referência

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-08-2017

CHUC

PUBLICIDADE

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) viu aceite todas as suas candidaturas a Centros de Referência reconhecidos pelo Ministério da Saúde, com a atribuição de mais quatro Centros de Referência, continuando, assim, a manter-se como a instituição mais diferenciada a nível nacional com um total de 18 de Centros de Referência.

Depois dos 14 Centros de Referência nacionais reconhecidos em 2016, o CHUC tem mais quatro áreas de referenciação: fibrose quística, neurorradiologia de intervenção na doença cerebrovascular, coagulopatias congénitas e implantes cocleares.

PUBLICIDADE

publicidade

O Conselho de Administração considera “que o reconhecimento destas quatro novas áreas de intervenção  reforça o posicionamento do CHUC, EPE como hospital de referência. Por sua vez, a constituição de Centros de Referência é uma oportunidade de desenvolvimento organizacional de grande amplitude, com impacto directo na qualidade da prestação de cuidados de saúde e na formação clinica altamente diferenciada.”

A par destes 18 Centros de Referência nacionais, o CHUC tem também 10 Centros reconhecidos a nível europeu – European Reference Networks -: ERN BOND, ERN EYE, ERN EURACAN, ERN EpiCARE, ERN EuroBloodNet, ERN ITHACA, MetabERN, ERN PaedCan, RareERN RARE-LIVER, ERN TRANSPLANT-CHILD.

PUBLICIDADE

O CHUC é, desde 2016, Centro de Referência nacional em transplantes de coração, onco-oftalmologia, transplantação hepática pediátrica e de adultos, cardiologia de intervenção estrutural, cardiopatias congénitas, doenças hereditárias do metabolismo, epilepsia refratária, cancro do esófago, cancro do testículo, cancro do reto, sarcomas das partes moles e ósseos, cancro hepatobilio/pancreático, oncologia pediátrica e transplante de rim adultos.

De acordo com um despacho assinado pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, que será publicado quinta-feira em Diário da República, o Ministério da Saúde reconheceu recentemente mais 21 centros de referência nacional para cinco especialidades – fibrose quística, neurorradiologia de intervenção na doença cerebrovascular, coagulopatias congénitas, implantes cocleares e a oxigenação por membrana extracorporal.

Na área da fibrose quística, são agora centros de referência os centros hospitalares do Porto, Universitário de Coimbra, Lisboa Central, Lisboa Norte e São João, no Porto.

Os centros hospitalares de Lisboa Norte, do Porto, Lisboa Central, Universitário de Coimbra, de Vila Nova de Gaia/Espinho e de Lisboa Ocidental passam a ser os centros de referência para a área da neurorradiologia de intervenção na doença cerebrovascular.

Para a área das coagulopatias congénitas são centros de referência os centros hospitalares de Lisboa Central, de São João (Porto), Lisboa Norte e o Universitário de Coimbra.

Os implantes cocleares têm como centros de referência o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, conjuntamente com o Centro Hospitalar do Porto, o Centro Hospitalar Lisboa Norte, o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, conjuntamente com o Centro Hospitalar Lisboa Central, e o Hospital CUF Infante Santo.

Na área da oxigenação por membrana extracorporal (ECMO) foram reconhecidos como centros de referência o Centro Hospitalar Lisboa Central, o Centro Hospitalar Lisboa Norte e o Centro Hospitalar de São João, no Porto.

Os primeiros 13 centros de referência foram reconhecidos em 2015. Seguiram-se mais 77 em 2016 e os 21 novos em 2017.

Na região norte existem 39 centros de referência, 21 na região centro, 49 em Lisboa e Vale do Tejo, um no Alentejo e um no Algarve.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE