Saúde

CHUC: Procedimento inovador permite colocação de dispositivo vascular para realização de hemodiálise

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-10-2019

 

PUBLICIDADE

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) levou a cabo mais um procedimento inovador. Tratou-se da desobstrução de uma oclusão completa de uma veia central com vista a permitir a colocação de um dispositivo vascular para a realização de hemodiálise.

O procedimento foi levado a cabo pela equipa de Nefrologia de Intervenção do Serviço de Nefrologia, liderada pelo nefrologista Nuno Afonso, com o apoio da Unidade de Hemodinâmica do Serviço de Cardiologia e do Serviço de Cirurgia Vascular.

PUBLICIDADE

Em Portugal existem cerca de 12.000 doentes a realizar hemodiálise regular. Estima-se que entre 15 a 20% possam ter oclusões completas de veias centrais que dificultem a obtenção de um acesso venoso para a realização desta técnica.

Nas palavras do Diretor do Serviço de Nefrologia, Rui Alves, “este procedimento utilizou pela primeira vez em Portugal um dispositivo e uma técnica pioneiras, o Surfacer®, que nos irá permitir alargar o leque de opções técnicas para a resolução de situações limite em termos de acessos vasculares em doentes em hemodiálise. De resto, tem tido um especial enfoque nesta subpopulação de doentes em hemodiálise com esgotamento de acessos vasculares, possuindo a maior casuística nacional na implantação de outro dispositivo endovascular, a prótese HeRO (Hemodialysis Reliable Outflow).”

PUBLICIDADE

AUnidade de Nefrologia de Intervenção do CHUC tem funcionado desde 2012 com o apoio essencial do Serviço de Cardiologia (Unidade de Hemodinâmica), e também do Serviço de Cirurgia Vascular, tendo realizado, desde então, mais de 500 procedimentos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE