Coimbra

CHUC participa na criação de uma plataforma com indicadores de enfermagem

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 07-06-2018

 

PUBLICIDADE

 O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) participa num projeto-piloto com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) para criar uma plataforma de indicadores na área da enfermagem, foi hoje anunciado.

O objetivo, segundo um comunicado do CHUC enviado à agência Lusa, é o “de definir e operacionalizar estratégias de promoção da qualidade de cuidados de enfermagem, com a criação de uma plataforma de indicadores específicos, que se irá constituir como um eixo fundamental nas políticas de gestão dos serviços de saúde e segurança dos cuidados”.

PUBLICIDADE

publicidade

A plataforma assenta em “tecnologias de ‘business intelligence’ e permite aos utilizadores explorarem indicadores com segurança, fiabilidade e confiança”, refere a nota.

Desenvolvida pela SPMS no âmbito da estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica, o novo instrumento tem como objetivo “uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao cidadão”.

PUBLICIDADE

A plataforma vai disponibilizar indicadores em diversas áreas da prestação de cuidados de saúde ao cidadão, de apoio à gestão das unidades e para o desenvolvimento das competências profissionais, sendo “um auxílio importante” na produção de trabalhos científicos e relatórios de atividade diversos, entre outros, que vão poder ser adaptados à medida das necessidades dos serviços ou dos profissionais.

O projeto é orientado para a “produção de indicadores a partir da documentação clínica de enfermagem, apostando, assim, na criação de novas ferramentas e numa metodologia mais ágil e mais amigável, com ganhos óbvios na avaliação dos ganhos em saúde”.

A plataforma vai também apostar em indicadores epidemiológicos, indicadores tradutores das condições inerentes à prestação de cuidados, bem como do próprio processo de cuidados.

“Este projeto surge no seguimento de um outro projeto iniciado pela SPMS – parametrização nacional única do perfil enfermeiro – e por isso compreende a criação de sistemas de grande diversidade de indicadores de gestão que comuniquem entre si, por forma a medir a qualidade da informação produzida, bem como a integração de dados que concorrem para a desejada normalização de parâmetros a nível nacional”, salienta o comunicado do CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE