CHUC

CHUC lança campanha de sensibilização para tumor que afeta os olhos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 09-07-2019

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) lançou uma campanha nacional de sensibilização para o retinoblastoma, um tumor que afeta os olhos de crianças e cujo diagnóstico precoce “faz toda a diferença”.

PUBLICIDADE

A campanha passa, em parte, pela distribuição de panfletos por todos os centros de saúde e serviços de pediatria a nível nacional, alertando para a necessidade de um diagnóstico precoce do retinoblastoma, um tumor que é exclusivamente tratado no Centro de Referência Nacional de Onco-Oftalmologia, no CHUC, que funciona desde 2015.

PUBLICIDADE

“As crianças aparecem tardiamente e este é um tumor que quanto mais precoce” maiores são as probabilidades de sobrevivência do olho e da não utilização de tratamentos mais evasivos, explicou o diretor do Centro de Referência Nacional de Onco-Oftalmologia, Joaquim Murta, em conferência de imprensa.

O responsável pela área da oftalmologia no Centro de Referência, Guilherme Castela, referiu que, em quatro anos de funcionamento, foram tratados 36 crianças com este tumor, 23 das quais portuguesas.

PUBLICIDADE

publicidade

“80% chegam em fase tardia e tivemos que retirar, em 11 doentes, o olho, porque já chegaram mais tarde”, disse, salientando que, num diagnóstico precoce, para além de se salvar o olho, é também possível manter a visão.

Este tumor, que pode matar, pode ser facilmente diagnosticado, sublinhou, explicando que um dos sintomas é um reflexo branco na pupila, notado em ambientes de pouca luz ou numa fotografia tirada com flash e sem a câmara estar configurada com a remoção automática do olho vermelho.

Segundo a oncologista pediátrica do CHUC Sónia Silva, já há a promessa da Direção-Geral de Saúde de incluir orientações em torno deste tumor no boletim de saúde infantil e juvenil.

Para o presidente do CHUC, Fernando Regateiro, “é fundamental sensibilizar a população para detetar situações em que, havendo uma atuação precoce, poderão ser tratadas com melhores resultados”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE