Coimbra

CHUC fez resgate de quatro doentes na última semana 

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 26-07-2021

No passado dia 24 de Julho, elementos da equipa de ECMO do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) deslocaram-se a Faro, numa missão de resgate de doente, no hospital local, para ser tratado com suporte de ECMO no CHUC. Esta missão foi realizada em colaboração com o INEM e a Força Aérea Portuguesa e com o envolvimento de meios das três instituições. 

PUBLICIDADE

A coordenação das operações ficou a cargo do INEM, que fez o transporte da equipa até Faro e o transporte da equipa e do doente desde a Base Aérea de Monte Real até ao CHUC. A Força Aérea Portuguesa colaborou com o transporte aéreo do doente e da equipa de resgate desde o aeroporto de Faro até Monte Real.

O doente resgatado, que padece de pneumonia grave pelo vírus SARS CoV2,  necessitou do suporte de ECMO uma vez que todas as medidas previamente implementadas não foram suficientes. Não havendo capacidade de resposta nos centros hospitalares de Lisboa com disponibilidade de ECMO, o Serviço de Medicina Intensiva do CHUC prontificou-se a admitir o doente.  

PUBLICIDADE

Tratou-se de mais uma colaboração do CHUC neste campo, dado que ao longo da última semana já tinham sido resgatados dois doentes em Almada e um outro na 

Guarda. Desde o início da pandemia já foram tratados no CHUC cerca de 40 doentes com recurso a ECMO.

PUBLICIDADE

publicidade

A ECMO é uma técnica extracorporal de “bypass” cardiopulmonar utilizada tanto para suporte de falência cardiovascular grave refractária, como na falência respiratória grave refractária. Permite o suporte cardíaco e pulmonar de doentes em falência cardio-respiratória, com incapacidade para realizarem as trocas gasosas ou de perfusão, capazes de os manterem vivos.

Recorde-se que o CHUC implementou o programa ECMO em janeiro de 2020, o qual considerou como um importante passo na procura de melhor servir os utentes que necessitam desta técnica.  

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE