Coimbra

CHUC diz que está a reorganizar serviço de pneumologia a pensar no doente

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 31-07-2019

As mudanças em curso no âmbito da prestação de cuidados de saúde na área da pneumologia pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)  e as notícias publicadas e tomadas de posição sobre o assunto, fazem com que administração da instituição preste alguns esclarecimentos sobre este serviço.

PUBLICIDADE

Em termos gerais, o CHUC diz que tem vindo a proceder à reorganização dos serviços clínicos, no sentido de uma melhor adequação da oferta, dando sempre prioridade à qualidade e à segurança do doente. E é neste contexto que o CHUC está a proceder à reorganização da especialidade de pneumologia, nas suas várias vertentes.

Em comunicado enviado a NDC, o CHUC destaca que a  “concentração progressiva do internamento específico nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), local que dispõe de apoios multidisciplinares e diferenciados para doentes mais complexos; a transferência de áreas de ambulatório para o Hospital Geral (HG) (Covões), correspondendo ao maior volume de doentes, considerando a necessidade de descongestionar a pressão sobre os HUC e permitindo uma melhoria no atendimento (atendimento mais distante da área de internamento, melhoria de estacionamento e da acessibilidade). Neste sentido, está a ser transferido para o HG, o ambulatório da patologia do sono e a consulta de pneumologia geral (correspondendo a 8.000 doentes/ano) e a regularização da prestação de urgência da especialidade de pneumologia no CHUC, conforme indicado pela legislação em vigor.

PUBLICIDADE

publicidade

O CHUC integra, segundo a rede de urgência e emergência, um serviço de urgência polivalente com centro de trauma nos HUC, existindo um polo de urgência no Hospital Geral – Covões. 

A caracterização da tipologia dos serviços de urgência da rede veio estabelecer a presença desta especialidade apenas em urgências polivalentes, definindo que nos locais onde exista mais de um serviço de urgência, o atendimento de pneumologia deve ser assegurado por um único serviço de urgência polivalente, neste caso os HUC.

PUBLICIDADE

O CHUC informa ainda que  a diminuição de lotação do internamento de pneumologia no Hospital Geral, será acrescida de lotação nos HUC nesta especialidade, por reorganização interna.

Desta modificação, prevista para o mês de setembro, não resulta qualquer alteração da lotação do internamento em geral, nos HUC ou no Hospital Geral, mas simplesmente reorganização de atribuição de camas por especialidades, em função das necessidades registadas, conclui o CHUC

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE