CHUC assina protocolos para telemedicina com Castelo Branco e Guarda

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 16-03-2018

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) assinou protocolos de colaboração na área da telemedicina com as Unidades Locais de Saúde (ULS) de Castelo Branco e Guarda, nas especialidades de dermatologia e cardiologia, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

chuc

Segundo uma nota do CHUC, os protocolos foram celebrados “fruto da sua vasta experiência em telemedicina”, para colaboração na área das consultas de especialidade de dermatologia e de cardiologia com aquelas duas unidades de saúde da região Centro.

PUBLICIDADE

Os dois acordos de colaboração foram assinados numa cerimónia que contou com a presença do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

O presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro, citado no comunicado hoje enviado à agência Lusa, considera que a assinatura dos protocolos “vem evidenciar o posicionamento aberto à colaboração, através das externalidades que geram”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o responsável, “um hospital universitário como o CHUC tem também na sua missão o dever de partilhar o conhecimento e a experiência que consolida, quantas vezes como soluções inovadoras, como avanços que melhoram o tratamento dos doentes”.

“E estes avanços, não podem, não devem ser capturados, antes externalizados”, remata Fernando Regateiro.

As teleconsultas, de acordo com a nota do CHUC, “são um dos vetores em que a telemedicina pode avançar mais rapidamente, especialmente porque o investimento tecnológico é mínimo, a sua implementação passa apenas por alterar modelos de referenciação, e a sua efetivação permite resolver cerca de 80% dos casos sem que o doente tenha que se deslocar”.

“Portugal é um país assimétrico quanto à disponibilidade de acesso a recursos especializados, pelo que o apoio prestado pelos especialistas do CHUC na área de dermatologia e cardiologia através de consultas de telemedicina a estas unidades de saúde vai contribuir para uma melhor acessibilidade dos cidadãos aos cuidados de saúde e uma melhor utilização da capacidade instalada nos hospitais públicos”, lê-se ainda na nota.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE