Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Chove numa Unidade de Saúde Familiar de Coimbra!

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-03-2018

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Coimbra Centro foi inaugurada no final do ano de 2017. Já mete água!

PUBLICIDADE

usf coimbra centro

Na USF Coimbra Centro, instalada no famigerado Centro de Saúde Fernão de Magalhães, “chove quase como na rua”, sobretudo na secretaria, precisamente  no espaço onde fizeram obras há pouco mais de três meses.

PUBLICIDADE

publicidade

Para o funcionamento da USF foram realizadas “obras de requalificação no valor de 141.519,28 euros” e foram instalado “um ‘chiler’ [máquina térmica] (22.529,91 euros)” e limpas “as condutas de ar condicionado”, revelou em dezembro ARSC, considerando que estes investimentos “beneficiaram todo o centro de saúde”.

fernão magalhães

PUBLICIDADE

Recordamos que esta USF ocupa o 3º andar do prédio onde continua a funcionar o Centro de Saúde Fernão de Magalhães, que tarda em sair das degradas instalações.


centro saúde fernão magalhães

As novas instalações do Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra, vão custar 3,6 milhões de euros e a sua construção já foi submetida a concurso ao Programa Operacional Centro 2020, anunciou a ARSC.

As novas instalações, localizadas na zona onde atualmente funciona o centro de saúde, na Avenida Fernão de Magalhães, no centro de Coimbra, “têm um custo previsto de 3,6 milhões de euros”, afirma a ARSC.

“De acordo com a calendarização preestabelecida, a construção iniciar-se-á em 2018 e ficará concluída em 2020”, acrescenta a ARSC, adiantando que o novo edifício terá “quatro pisos, uma cave e parque de estacionamento com 37 lugares”.

O futuro edifício do Centro de Saúde Fernão de Magalhães terá quatro pisos e uma cave, servidos por dois elevadores, um principal e outro de emergência. No rés-do-chão irá localizar-se a USF (Unidade de Saúde Familiar) Fernão de Magalhães, com uma entrada independente pela Rua Padre Estevão Cabral.

No piso 1 será instalada a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Fernão de Magalhães e a Unidade de Saúde Pública. No piso 2 estão previstas as restantes áreas funcionais da Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP) e parte da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC).

O Centro de Saúde Fernão de Magalhães, que serve perto de 30 mil pessoas, funciona num espaço “sem condições” para o desempenho das suas funções, afirmam utentes, profissionais e responsáveis designadamente do setor e autárquicos, que reivindicam há muito tempo novas instalações.

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou, mais do que uma vez, que o Fernão de Magalhães é um “dos piores centros de saúde em Portugal” e que se “a atual presidente da ARSC não tiver capacidade para resolver este grave problema, não tem condições para continuar a exercer o cargo”.

A atual presidente da ARSC, Rosa Reis Marques, foi nomeada para o cargo em 14 de dezembro, sucedendo a José Tereso, que abandonou o lugar, que ocupava desde 2011, por limite de idade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com