Chineses nomeiam presidente e assumem controlo da IDEALMED

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-04-2018

Notícia de Coimbra apurou que José Alexandre de Freitas da Cunha Ferreira já não é Presidente do Conselho de Administração da Idealmed III, proprietária da Unidade Hospitalar de Coimbra. No  seu lugar já está Isabel Maria Pereira Aníbal Vaz.

PUBLICIDADE

isabel vaz

Isabel Vaz representa os interesses dos chineses do Hospital da Luz que adquiriram mais de 70% da Capital Criativo Health Care Investments II, passando a controlar 80% da dona da Idealmed – Unidade Hospitalar de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Isabel Vaz nasceu no Porto. É licenciada em Engenharia Química  pelo Instituto Superior Técnico e fez um MBA na Nova School Business & Economics.

Em 1999 foi convidada por Ricardo Salgado para liderar a Espírito Santo Saúde que, na sequência do colapso do BES foi adquirido pelos chineses, tendo mudado a designação dos hospitais e do grupo para Luz Saúde.

PUBLICIDADE

José Ferreira deixou de ser presidente  do conselho de Administração da Idealmed III no dia 27 de março, 3 dias após a renúncia dos vogais Paulo Rendeiro, Luís Ferreira, Leonardo Carvalho e Nuno Gaioso Ribeiro.

A nova administração liderada por Isabel Vaz tem como vogais Ivo Antão, João Ferreira, Tomás Fonseca, Nuno Ribeiro, Luís Fonseca, José Ferreira e Pedro Afonso, nome que tinha sido adiantado em Fevereiro por Notícias de Coimbra.

idealmed

Recordamos que em março “O Conselho da AdC adotou uma decisão de não oposição na operação de concentração (…) Luz Saúde/ Idealmed III/ Imacentro/Ponte Galante (…), uma vez que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva nos mercados relevantes identificados”.

A operação de concentração consiste na aquisição indireta pela Luz Saúde, do controlo das sociedades Idealmed III – Serviços de Saúde, Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro e Idealmed Ponte Galante (conjuntamente, as “sociedades Idealmed”), através da aquisição de 70% do capital social e direitos de votos na Capital Criativo Health Care Investments II (CCHC2), que detém o controlo direto das Sociedades Idealmed.

A Luz Saúde, dos chineses da Fosun, já era detentora de 10% do capital da CCHC2, e com esta operação de concentração – anunciada em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em finais de janeiro – assume o controlo de 80% desta sociedade.

Segundo o aviso, a Idealmed III – Serviços de Saúde explora unidades de saúde, presta serviços de saúde, serviços médicos, meios complementares de diagnóstico, radiologia, análises clínicas, enfermagem e fisioterapia, detendo diversas clínicas, designadamente em Coimbra, Pombal e Cantanhede, em Portugal.

A Imacentro – Clínica de Imagiologia Médica do Centro, desenvolve as atividades de prestação de serviços de imagiologia médica, detendo e gerindo uma clínica em Coimbra, Portugal, enquanto a Idealmed Ponte Galante realiza atividades de prestação de serviços médicos, de fisioterapia, cirurgia e ortopedia, detendo e gerindo uma clínica na Figueira da Foz.

Em julho do ano passado, a AdC também deu luz verde à compra do British Hospital pela Luz Saúde, alegando que a operação de concentração “não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva”.

A aquisição de 70% da participação na sociedade Capital Criativo Health Care Investments II, custou 35 mil euros à Luz Saúde, controlada pela Fosun International.

“Para além do valor desta contrapartida, a totalidade do valor investido pela Luz Saúde, a título de capital e de dívida acionista, na aquisição do controlo sobre a CCHC2 e indiretamente sobre as sociedades do Grupo Idealmed ascende ao montante de 19,99 milhões de euros”, segundo a Luz Saúde.

Luz Saúde, SA (ex Espírito Santo Saúde, SGPS, SA) foi criada em 2000, tem 24 unidades de cuidados de saúde (onde se incluem onze hospitais privados, um hospital do SNS explorado pela Luz Saúde em regime de Parceira Público-Privada (PPP), dez clínicas privadas a operar em regime de ambulatório e duas residências sénior) e está presente nas regiões Norte, Centro, Centro-Sul de Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira.

No início deste mês, o grupo Luz Saúde revelou ter tido em 2017 uma descida de 2% no resultado líquido, face ao de 2016, para 17 milhões de euros.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Luz Saúde explica que este resultado foi “em linha com o período homólogo”.

No epicentro destes grandes negócios internacionais estão dois filhos de Coimbra.  Falamos dos amigos e conterrâneos Nuno Gaioso Ribeiro, CEO da Capital Criativo e José Alexandre Cunha, fundador da Idealmed, cuja maioria do capital social pertencia ao ex-emigrante bairradino Carlos Dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE