Coimbra

Cheira mal em Coimbra, cheira a…

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 19-07-2018

Um cheiro nauseabundo tem infestado uma boa parte da cidade de Coimbra. Não se sabe se tem efeitos nefastos para a saúde, mas é certo que causa a irritação de quem tem de respirar este ar doentio.

PUBLICIDADE

Numa altura em que Coimbra acolhe os Jogos Europeus Universitários, o que está no ar não é um bom “cartão de visita” para os atletas levarem para os seus países.

A população da cidade tem o direito de saber o que está a acontecer e  Notícias de Coimbra pediu a diversas entidades para nos ajudarem a perceber este “fenómeno”.

PUBLICIDADE

publicidade

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a Câmara Municipal de Coimbra devem entender que não têm obrigação legal de prestar esclarecimentos, pois optaram pelo silêncio.

Postura diferente, que se saúda, teve a empresa municipal Águas de Coimbra, que “verificou que o mau cheiro que se nota em algumas zonas da cidade nada tem que ver com o funcionamento das infraestruturas que gere.

PUBLICIDADE

A Águas de Coimbra confirmou, ainda, junto da empresa Águas do Centro Litoral, que a origem do cheiro não está na ETAR do Choupal.

Coloca-se a hipótese, ainda não confirmada, de que o mau odor provenha da fertilização de campos agrícolas, adianta a Águas de Coimbra.

Mais tarde, após uma visita ao terreno, a Águas de Coimbra confirma que o mau cheiro “provém da fertilização de um terreno agrícola”.

João Pedro Pimentel, Director do Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro, teve a gentiliza de informar que a situação em apreço, apurada por profissionais da Unidade de Saúde Pública e confirmada pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR (SEPNA), está relacionada com a deposição de materiais  (lamas, ou outros) em terrenos de cultivo nos Campos do Bolão.

Informa que à data, e segundo o SEPNA,  os materiais já foram integrados nos solos pelo que a situação deverá estar em resolução.

O Departamento de Saúde Pública continuará a prestar a devida atenção ao assunto, afiança João Pedro Pimentel.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE