Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Chega obriga PS de Coimbra a dar mais umas voltas para recolher assinaturas

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-08-2021

Depois do Notícias de Coimbra ter contado em exclusivo que o Partido Socialista foi obrigado a encontrar novo mandatário e a fazer o “milagre” de voltar a recolher as assinaturas dos seus “453 candidatos” à Câmara Municipal, Assembleia e 18 freguesias de Coimbra, podemos revelar hoje  em primeira mão que a equipa da candidatura Valorizar Coimbra “foi obrigada pelo Chega a dar mais umas voltas pelo Portugal Socialista”. 

PUBLICIDADE

Em requerimento dirigido ao Juiz Local Cível de Coimbra – Juiz 1, o Mandatário da lista do Partido Chega, às Autárquicas 2021, no Município de Coimbra, afirma que “Compulsados os autos, verifica-se que as declarações de aceitação de vários  candidatos constantes nos autos são “meras reproduções (fotocópias, digitalizações de impressos e, em alguns casos, digitalização da própria assinatura).

Se, por um lado, alguma documentação possa ter sido enviada por e-mail, o que poderia explicar a aparência de fotocópia/digitalização, por outro lado não nos parece aceitável a digitalização da própria assinatura, como se de uma imagem se tratasse, tanto mais que, e alguns candidatos lançaram mão disso, seria possível apôr a assinatura digital, que, como sabemos, é certificada e bem diferente de uma digitalização de assinatura manuscrita”, frisa o partido que em Coimbra candidata Miguel Ângelo Marques.

PUBLICIDADE

publicidade

Humildemente, quer parecer-nos que os termos de aceitação de candidatura supramencionados, por não serem originais e alguns nem sequer cópia de originais (basta ver digitalizações de assinaturas, quase desenhadas), não deveriam ter sido aceites, o que, desde, já se reclama, colocando em crise a aceitação da candidatura em apreço, devendo a mesma ser rejeitada, conclui o Chega.

Notícias de Coimbra sabe que a reclamação do Chega abrangeu uma parte dos candidatos a 16 das 18 freguesias de Coimbra, Assembleia e Câmara Municipal.

PUBLICIDADE

Em resposta à notificação, o Partido Socialista recorda que o reclamante admite que a documentação poderia ser enviada por e-mail e assim não poderiam as respectivas declarações ser de outra forma que não a digitalização. Apesar de existir essa possibilidade, o  PS entende que as respostas deveriam ser entregues presencialmente no Tribunal, como o fez.

Considerando a dimensão das alterações que a candidatura teve que fazer por via da alteração do Mandatário, muitas das novas declarações foram-nos remetidas via e-mail, o que obrigatoriamente vinham digitalizadas, adianta o PS, antes de salientar que foi regularizada a situação junto do Tribunal.

O PS garante “que todas as assinaturas são legítimas dos respetivos candidatos, podendo algumas estarem digitalizadas, conforme atrás se refere, pelo que não é legítimo à candidatura reclamante fazer qualquer tipo de juízo de valor sobre a sua autenticidade, até porque muitas das assinaturas reclamadas são mesmo originais”.

“No entanto, e correspondendo à notificação do Meritíssimo Juiz”, o PS voltou a fazer a “entrega das declarações reclamadas presencialmente, devidamente assinadas pelos respectivos candidatos, e referentes às folhas identificadas na reclamação”.

A finalizar a candidatura requer que seja improcedente a reclamação apresentada, pelos motivos devidamente justificados, fundamentados e acima expostos” e que seja aceite mais uma vez e conforme com a lei, a legítima candidatura do Partido Socialista”.

A decisão do tribunal será conhecida por estes dias.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com