Carteira

Chamadas e SMS mais baratas na UE a partir de hoje

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-05-2019
 

Um novo tarifário para as chamadas e mensagens internacionais na União Europeia (UE) entra hoje em vigor, com um limite de 19 cêntimos e seis cêntimos por minuto, respetivamente, mais IVA.

PUBLICIDADE

Segundo divulgou na segunda-feira a Comissão Europeia, os novos tarifários máximos para chamadas e mensagens SMS na UE são fixados no seguimento do fim do ‘roaming’ (taxas de itinerância), em junho de 2017, e destinam-se, segundo um comunicado, a intensificar a coordenação das comunicações eletrónicas e a reforçar o papel do Organismo de Reguladores Europeus das Comunicações Eletrónicas (ORECE).

PUBLICIDADE

As novas regras para as chamadas internacionais visam reduzir as grandes discrepâncias de preços que se verificavam entre os Estados-membros.

Em média, segundo dados de Bruxelas, o preço normal de uma chamada intra-UE fixa ou móvel era três vezes superior ao preço normal de uma chamada nacional, sendo o preço normal de uma mensagem SMS intra-UE superior ao dobro do preço de uma mensagem SMS nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

Em alguns casos, o preço normal de uma chamada intra-UE podia ser até dez vezes mais elevado do que o preço normal das chamadas nacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE